quarta-feira, 16 de maio de 2018

A montanha do Pico, Ilha do Pico, Açores.

Mapa da ilha do Pico em 1570, que integra a obra "'Mapas do Reino de Portugal e suas conquistas", compilação de diversos atlas, livros e mapas elaborados entre os séculos XVI e XVIII. Biblioteca Nacional do Brasil.

Este blogue surge na sequência de notícia publicada no "Observador.pt" em 2018-05-16, de que a equipa açoriana Santa Clara cumpriu promessa e subiu ao Pico para assinalar regresso à I Liga, cujo objectivo foi a de:
"Mostrar que os Açores têm a montanha mais alta do país", e o Santa Clara teve de "mover montanhas" para chegar ao escalão máximo do futebol português.
Esta subida à montanha do Pico faz parte à muito tempo de uma lista curta de objectivos a realizar por mim, ainda este século porque a idade não perdoa, de modo a poder ficar como uma das lembranças mais significativas da minha vida.

Conforme foi dito pelo treinador da equipa e que subscrevo totalmente: “Quando se quer alcançar muito algo, vai custar, custa sempre, mas vale a pena”.

A Montanha do Pico é um estratovulcão que, com 2 351 metros de altitude, constitui a mais alta montanha de Portugal. A sua altitude é mais do dobro da de qualquer outra montanha dos Açores. Medido a partir da zona abissal contígua, o edifício vulcânico tem quase 5 000 metros de altura, quase metade submersa sob as águas do oceano Atlântico.

Localizada na parte ocidental da ilha, no cimo da montanha localiza-se a cratera do vulcão propriamente dito e dentro dessa cratera, numa erupção recente do ponto de vista geológico surgiu outra elevação de menor dimensão a que foi dado o nome de Pico Pequeno ou Piquinho, com cerca de 70 metros de altura. Na base desta segunda elevação emanam fumarolas vulcânicas com forte teor de enxofre. A cratera apresenta-se sensivelmente arredondada, tendo cerca de 700 metros de perímetro por uma profundidade medida a partir dos bordos de cerca de 30 metros.

A escalada da Montanha do Pico faz parte dos trilhos pedestres da ilha do Pico, constituindo-se no Trilho Pedestre da Montanha do Pico. Subir à montanha do Pico não deve ser encarado de ânimo leve e com irresponsabilidade, dado não só a altitude que se atinge, mas a orografia do local, o facto de se poder em qualquer altura ficar rodeado de nuvens ou neblinas cerradas e mesmo por vezes chuvas intensas.


Esta escalada permite ao alpinista o apreciar de uma calma e serenidade que só se encontra no silêncio das grandes montanhas. No horizonte, onde o mar é rei e senhor encontra-se um azul inebriante que muda de tom conforme a hora do dia e a nebulosidade.
A noite, quando a Lua reina nos céus a paisagem é mais estranha, bucólica, no mar iluminado pelo luar nasce uma estrada de luz que se estende até ao horizonte. Ao redor do alpinista impera o silêncio aqui e ali entre-cortado pelo murmúrio do vento.
O oceano atlântico agiganta-se lá no fundo dos 2.351 metros da montanha com as ilhas do grupo central dos Açores a pintalga-lo, avista-se logo ali a ilha do Faial, mais além, a ilha Terceira, a ilha de São Jorge e a ilha Graciosa. Durante o dia distinguem-se os seus pormenores e recostes, mas à noite somente a luz artificial da humanidade é visível.

REPORTAGEM, reportagem da RTP Açores de Agosto de 2001, com o assunto "Açores: a riqueza da fauna e da flora na Ilha do Pico." Veja o vídeo aqui.

VULCÃO DA MONTANHA DO PICO, é o terceiro maior do Atlântico, é um vulcão recente com cerca de 750 mil anos de idade. A última erupção ocorreu em 1718.

DORSAL MESO-ATLÂNTICA, ou crista oceânica do Atlântico, é uma cordilheira submarina localizada ao longo do fundo do Oceano Atlântico e o Oceano Ártico por mais de 65.000 km, como a costura de uma bola de basebol. É a mais longa cadeia de montanhas sobre a terra, no entanto mais de 90% está localizada debaixo de água. Há poucos lugares na Terra onde ela se projecta para fora da superfície do oceano, sob a forma de algumas ilhas, uma das quais é a Islândia. A Islândia tem a maior parte da dorsal exposta acima do nível do mar.

A MONTANHA DO PICO NA DORSAL MESO-ATLÂNTICA, é o ponto mais alto da dorsal, embora existam pontos mais altos em ilhas atlânticas, mas fora da dorsal. Tem um isolamento topográfico de 1 451 km, distância a que se encontra do mais elevado Roque de los Muchachos, nas Canárias.

CARTA DE PRINCÍPIOS DE ESCALADA À MONTANHA DO PICO, criada com a implementação do Trilho Pedestre da Montanha do Pico, estabelece os princípios e regras que devem ser tidos em conta de forma a não por em perigo a vida a quem ascende à montanha.

FOTOS, todas as fotos publicadas foram obtidas na web de variados sites e autores, Wikipédia, turismo.



A montanha

Montanha do Pico ao pôr-do-sol

Montanha do Pico com "capacete"

A Montanha do Pico coberta de neve, vista da Ilha de S. Jorge.


























O cimo da montanha: a cratera e o "Piquinho"


Curiosidades



Foto na cratera









A subida da equipa do Santa Clara, que deu origem a este blogue.
Foto no "Piquinho"


Subida à Montanha do Pico em 1914
Publicado na revista Ilustração Portuguesa, nº422, de 23-03-1914

Na cratera da Montanha do Pico, fotografia tirada em 1901 durante a subida dos irmãos Goulart (Fonte: Manuel Goulart, colecção do New Bedford Whaling Museum).

Missa campal na cratera da Montanha do Pico, em 1954.08.15

"Esta Missa foi celebrada devido aos acontecimentos que começavam a verificar-se em Goa, Damão e Dio, na chamada Índia portuguesa. Nheru, líder da União Indiana, queria o regresso daqueles territórios ao seu país, e activistas indianos, seguindo a politica de "não-violência" de Ghandi, deslocavam-se em massa até às fronteiras das zonas sob controlo de Portugal, procurando invadi-las pacificamente. A celebração na Montanha do Pico, a primeira que ali se fez, foi transmitida pelo Emissor Regional dos Açores. Como se sabe a União Indiana acabou por invadir militarmente os territórios em 1961, aprisionando alguns milhares de tropas portuguesas. Havia alguns açorianos entre eles e conheci mais tarde um deles em S. Miguel, José Sebag, nascido no Faial, um grande homem da comunicação social, principalmente da rádio, e poeta surrealista de valor (pouco conhecido infelizmente). Morreu ainda novo há alguns anos." - Por Manuel João Coelho
(Fonte: fotografia de autor desconhecido, arquivo de António Silva)








Dorsal Meso-Atlântica


Mapa da Dorsal Meso-Atlântica.
Na Islândia, podemos caminhar em parte da dorsal acima do nível do mar.


Na Islândia, no maior lago natural Thingvallavatn, podemos mergulhar entre as duas placas tectónicas.
 
 









A Tempo

A tempo entrei no tempo,
Sem tempo dele sairei:
Homem moderno,
Antigo serei.
Evito o inferno
Contra tempo, eterno
À paz que visei.
Com mais tempo
Terei tempo:
No fim dos tempos serei
Como quem se salva a tempo.
E, entretanto, durei.



[Poema "A Tempo" em "O Verbo e a Morte" (1959), Vitorino Nemésio (1901-1908)]


terça-feira, 8 de maio de 2018

A importância de algumas frases que nos são ditas.

Ao longo da nossa vida, muitas vezes são-nos ditas várias frases, nem todas tem o mesmo tratamento "interno" porque em primeiro lugar dependem da credibilidade por nós atribuída à pessoa que as proferiu,  do contexto,  de as classificarmos como circunstanciais ou não, subjectividade, mas no fim dependem sempre de como nos sentimos no momento: fragilizados, confiantes, cansados, saturados, solitários, doentes, activos, ... and so on ...

Resumindo, a mesma frase poderá ter impactos diferentes em diferentes pessoas conforme os momentos, ainda bem que é assim.

Esta retórica toda tem a ver com o facto de a minha filha se encontrar neste momento num estágio de veterinária numa universidade americana na América profunda, o estágio está dividido em vários blocos semanais, cada bloco diz respeito a uma especialidade, conforme a duração do estágio é criado um plano com os vários blocos/especialidades desejadas. No segundo dia do bloco actual o professor especialista veio ter com ela e disse:
"Feel free to suggest treatments or any other things, we think very highly of the students that do that. You have very good knowledge, a good basis and and are very lucky that there are so few students and you get to have your own cases. It's how you learn the most and I think you'll take advantage of it."
 Traduzido
"Sinta-se livre para sugerir tratamentos ou qualquer outra coisa, pensamos muito bem dos estudantes que fazem isso. Você tem um conhecimento muito bom, uma boa base e muita sorte de haver tão poucos alunos e assim poder ter os seus próprios casos. É como você poderá aprender mais e eu acho que o irá aproveitar."

Para além do impacto imediato que teve na minha filha e da força que lhe terá dado, muito importante para quem está sozinha e muito longe de casa.

Para mim, no momento, situação e contexto em que me encontro fui invadido por um misto de sentimentos: orgulho, comoção, energia, felicidade, ... , trouxe-me lembranças de situações semelhantes ocorridas comigo no passado e do que senti na altura. Foram situações semelhantes que me fizeram crescer a nível profissional e pessoal, puxaram por mim!

Well done!



Escrever é Esquecer

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e o representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana.
Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso. 



["Escrever é Esquecer" em "Livro do Desassossego" (1913), Fernando Pessoa (1888-1935)]

sábado, 5 de maio de 2018

Business Insider: «As 100 praias longe dos radares que todos deveriam visitar durante a sua vida»

Uma reportagem publicada pelo «Business Insider», site dedicado aos negócios e à economia, destaca as 100 praias «longe dos radares, que todos deveriam visitar durante a sua vida», a nível mundial. A beleza da extensa costa portuguesa não ficou de fora desta classificação, que inclui a presença de três praias portuguesas.

A lista final resulta da opinião de responsáveis ligados ao turismo, a blogues de viagens, plataformas como o Airbnb, Lonely Planet, Secret Escapes, KAYAK, British Airways, lastminute.com, HolidayPirates, etc.

As três praias portuguesas que, segundo o artigo da Business Insider, merecem maior atenção e a visita de todos, pelo menos uma vez na vida, são:

1. Praia de Benagil, Lagoa, Algarve
2. Praia do Guincho, Cascais
3. Praia dos Caneiros, Lagoa, Algarve


As listas são sempre subjectivas, mas para mim o facto de incluírem uma das minhas praias favoritas, o Guincho, seleccionada a nível mundial é suficiente para desencadear a leitura do artigo e a sua transcrição para o blogue para memória futura. Vai dar muito trabalho, para além da tradução e colocação das fotos, penso que o resultado final compensará ... virei consultar este blogue muitas vezes para prazer pessoal.


PUBLICAÇÃO, artigo publicado pela BUSINESS INSIDER, poderá ser consultado aqui

FOTOS, todas as primeiras fotos publicadas de cada praia foram obtidas na web do site da BUSINESS INSIDER, todas as restantes foram obtidas via internet de sites institucionais de turismo.

LISTA DA PUBLICAÇÃO CONFORME ORDEM DO ARTIGO:
 
Furore, Itália.

"Esta pequena praia escondida está fora da rota comum dos turistas, mas é de esperar que muitos moradores locais estejam brincando nas águas ao redor da Costa Amalfitana", disse James Asquith, o mais jovem a viajar para todos os países.  "A pequena faixa de areia está encravada entre um fiorde gigantesco e onde podemos ter uma vista fantástica da ponte costeira nas proximidades. Não existem cafés ou esplanadas, mas é uma experiência do verão italiano por excelência.""Esta pequena praia escondida está fora da rota comum dos turistas, mas é de esperar que muitos moradores locais estejam brincando nas águas ao redor da Costa Amalfitana", disse James Asquith, o mais jovem a viajar para todos os países.  "A pequena faixa de areia está encravada entre um fiorde gigantesco e onde podemos ter uma vista fantástica da ponte costeira nas proximidades. Não existem cafés ou esplanadas, mas é uma experiência do verão italiano por excelência." 
"Esta pequena praia escondida está fora da rota comum dos turistas, mas é de esperar que muitos moradores locais estejam brincando nas águas ao redor da Costa Amalfitana", disse James Asquith, o mais jovem a viajar para todos os países.

"A pequena faixa de areia está encravada entre um fiorde gigantesco e onde podemos ter uma vista fantástica da ponte costeira nas proximidades. Não existem cafés ou esplanadas, mas é uma experiência do verão italiano por excelência."



Red Sand Beach, Maui, Hawaii, USA.

 










"Continuando com o tema de cores e vistas únicas, seja bem-vindo à Red Sand Beach em Maui", disse James Asquith. "Criada por fluxos de lava, desta vez, em vez da escura rocha vulcânica na vizinha Big Island, esta praia não só atrai uma grande vida selvagem, mas também é auto-contida por rochas rústicas e vegetação."




Punalu'u Beach, The Big Island, Hawaii, USA.


Esta não é a sua praia normal, segundo James Asquith. "Este pedaço isolado de areia é completamente preta", disse ele. "Causada por partículas de rocha vulcânica esmagada e cinzas ao longo de milhões de anos, a princípio podemos pensar que a areia negra parece feia em comparação com as praias tradicionais, mas rapidamente se descobrirá que a beleza verdadeira e única desta praia, junto com algumas fotos únicas para o Instagram também! "



Christmas Island, Kiribati.

"Simplesmente, este é o paraíso intocado", disse James Asquith. "Tão longe de qualquer área urbana, a água é de um azul idílico e a lagoa é cercada pelo que está aparecendo e desaparecendo na praia de areia enquanto a maré muda. Certamente não teremos problemas em obter estas imagens intocadas sem turistas e os seus gelados aqui".












Christmas Island, Kiribati (Kiritimati) é um atol de coral no norte do Oceano Pacífico, parte da República de Kiribati.
Destaques: O maior atol de coral do mundo, observação de aves, mergulho com snorkel.





Pink Sand Beach, Komodo, Indonésia.




"Tirando quase um total de 180 praias de areia preta, as praias de areia rosa no Parque Nacional de Komodo proporcionam um cenário sereno e deslumbrante, que se sente como um conto de fadas", de acordo com James Asquith. "Prepare as suas câmaras fotográficas ou simplesmente absorva a pura beleza circundante."

O fotógrafo freelancer Oliver Vegas também nomeou a praia, chamando-a de "um dos maiores lugares descobertos para mim no ano passado".




The Bay of Wrecks, Kiribati.
"Não só se vai poder  experimentar uma praia deslumbrante e isolada por si só, mas também se vai testemunhar um incrível aglomerado de naufrágios pendurados fora da água perto da praia", disse James Asquith. "Se isso não for suficiente para fazer a longa jornada até este destino muito remoto, pense em ser uma das primeiras pessoas no mundo a assistir ao nascer do sol a partir desta localização única, apenas recortando a linha de data internacional".



Monkey Beach, Koh Phi Phi, Tailândia.

 








 



"Habitada apenas por macacos! O que mais você poderia querer?" disse James Asquith. "Apenas acessível por barco, parece uma estranha versão enfraquecida do planeta dos macacos. Eu sugeriria que banhos de sol nesta praia não são recomendados, caso contrário você terá várias criaturas peludas com longas caudas saltando sobre você."





Port Olry, Vanuatu.

 





 





"Quer descansar o dia com apenas um punhado de moradores locais numa praia digna de filme? Então vá para Port Olry em Vanuatu", disse James Asquith. "A palmeira pitoresca angulada e a paisagem áspera fazem destes momentos um quadro de folheto de viagem!"







Rere Beach, Guadalcanal, Ilhas Salomão.

"A primeira coisa a notar é que Guadalcanal é como um gigantesco museu ao ar livre e praticamente intocado desde a Segunda Guerra Mundial", disse James Asquith. "Da Praia de Rere podemos nadar para múltiplos naufrágios que podem ser vistos saindo das águas, enquanto dezenas de porcos pastam nas praias para tentar encontrar algo para comer."




Sugar Beach, Santa Lúcia.

"Embora nos esforcemos para simplesmente descansar tranquilamente e aproveitar esta praia de graça, ocupada por um hotel cinco estrelas, está situada entre os incríveis Pitons famosos de Santa Lúcia", disse James Asquith. "É incrivelmente bem cuidada e toda a vez que se pára para olhar em volta, ficasse sem respiração."

David Wetherson, Gestor de Destinos da British Airways Holidays, acrescentou: "Localizada entre os mundialmente famosos Pitons de Santa Lúcia está Pitons Bay. Excelente localização e snorkel com o Bay Side Bar que serve cocktails e tapas a poucos passos de distância."




Hope Town Beach, Bahamas.


 







 



Voador frequente e proprietário do site de milhas aéreas God Save the Points, Gilbert Ott, ama Hope Town Beach pela sua "incrível água azul". Acrescenta: "Praias com muitos quilómetros intocadas. Muito menos cheia que a maioria das Bahamas. Idílica".




Nusa Lembongan, Bali, Indónesia.


Gilbert Ott disse que Nusa Lembongan é "muito menos cheia de hippies sujos" do que outras praias em Bali e "com melhores vistas também". Acrescentou: "Um lindo passeio de barco de 30 minutos do continente".








Playa de Rodas, Cies Islands, Espanha.

Oliver Vegas, um fotógrafo freelancer acerca da Playa de Rodas, "limpa, calma, uma das mais belas praias".







Fitzroy Island, North Queensland, Australia.


Este "belo paraíso" em North Queensland também é uma das principais escolhas de Oliver Vegas.













Rhossili Bay, Swansea, UK.


"As praias britânicas não significam apenas toldos listados, restaurantes de fusão e turistas vermelhos como lagostas", disse India Dowley, Editora Digital da revista Suitcase.
"Aventure-se mais longe e as Ilhas Britânicas abrigam uma variedade de belas enseadas e baías que podem não receber muito sol, mas não são menos mágicas. A Rhossili Bay, perto de Swansea, é uma das melhores: área com uma milha de largura, com vistas fantásticas do topo de Rhossili Down e um naufrágio exposto visível apenas na maré baixa."

Abigail King, do Travel Lab, também nomeou a praia, acrescentando: "O nome 'Worm's Head' pode não parecer bonito, mas a realidade certamente é."




Praia da Joatinga, Brasil.

"Ao longo das áreas ocidentais da cidade, longe da multidão principal, fica Joa, onde uma enseada de praia dourada com ondas esmeraldas, com acesso apenas por um caminho íngreme do litoral", disse Dowley. "A Praia da Joatinga tem uma vista sensacional das ilhas e é popular entre os surfistas e um público jovem e descolado".

Sabrina Cesar, gestora de produto associada da Business Insider, acrescentou: "É uma pequena faixa de areia cercada por montanhas, cujo único acesso é descendo as rochas. Isso a torna mais privada e menos cheia. A energia lá é tão incrível, que é muito difícil de explicar".




Koh Kradan, Tailândia.

"Se a cultura de baldes de praia das ilhas mais populares da Tailândia provocar uma sensação de pânico, vá para Koh Kradan, no sul de Koh Lanta", disse Dowley. "Esta pequena ilha faz parte do National Park, parte resort island, criando a mistura perfeita de beleza natural e comodidades úteis."





Baia do Sancho, Fernando de Noronha, Brasil.

"Tanto na viagem como no destino, a Baía do Sancho faz parte de um arquipélago protegido e ambientalmente isolado", disse Dowley. "Apesar de ser repetidamente votada como uma das melhores praias do mundo, muitas vezes encontra-se deserta."







Tikehau Island, Polinésia Francesa.


"Uma porta de entrada para o mar, a verdadeira estrela das praias nesta pequena ilha remota, acessível por um voo de 55 minutos do continente Tahiti, com uma enorme quantidade de peixes nadando em torno em águas cristalinas", disse Dowley.







Bunec, Albânia.

"Muitas vezes esquecida pelos viajantes e turistas que visitam a Riviera Albanesa, esta certamente não é uma praia para desportos aquáticos ou festas", disse Dowley. "Com um cenário de terreno montanhoso, uma das melhores maneiras de experimentar a tranquilidade é acampar".







Krui, Sumatra.

James McClure, Director geral do Airbnb para o norte da Europa, chamou a Krui uma "brilhante praia de surf a centenas de quilómetros do aeroporto mais próximo. Algumas barracas, alguns restaurantes e enormes rolos vindos do Oceano Índico".






Likoma Island, Malawi.

"Uma pequena ilha de 6.000 habitantes no lago Malawi de água doce", disse McClure. "Guiar uma moto-quatro ao redor da ilha e visitar uma catedral tão grande que parece que podar abrigar a totalidade da ilha inteira!"






Blavand Beach, Dinamarca.


McClure adora estes "40 km de areia intocada na costa oeste da Dinamarca, raramente visitada e com muita vida selvagem."










Lake Ometepe, Nicarágua.

Estas praias vulcânicas de areia negra numa ilha de lago na Nicarágua é outra das praias favoritas de McClure, que sugere: "Subir ao vulcão e depois refrescar-se no lago".









Coron, Filipinas.


McClure chama a Coron de "a praia perfeita da imagem: areias brancas como gelo e mar azul celeste".












Tsarabanjina Island, Madagascar.


"A pequena ilha de Tsarabanjina mistura na sua costa entre rochas vulcânicas e areias brancas e macias, a poucas horas de barco de Nosy Be, em Madagascar", disse Abigail King, da Travel Lab. "A água também oferece observações de baleias em rota de e para o continente."





Lantau Island, Hong-Kong.

"Na ilha de Lantau, na foz do rio Pérola, onde o búfalo vem dormir", disse King. "Uma série de luzes de fadas resume a iluminação na praia, onde búfalos selvagens arrastam a areia e se acalmam quando a luz se apaga para uma soneca com vista para o mar."











Taketomi Island, Okinawa, Japão.

"A água é clara e brilhante e, à primeira vista, a areia é a mesma que em qualquer outra", disse King. "Um olhar mais atento, no entanto, revela pequenas areias em forma de estrela, as conchas microscópicas produzidas pelos foraminíferos unicelulares que chegam até a costa."






West Bay, Inglaterra.

"Tornada famosa através do programa de TV 'Broadchurch', West Bay, na Costa Jurássica de Dorset, sempre soube como impressionar os visitantes", disse King. "A sua dramática muralha de penhascos parece desafiar os caminhantes a caminhar ao longo da borda."




Flamenco Beach, Culebra, Porto Rico.

De acordo com os especialistas em viagens da Lonely Planet, "Playa Flamenco é geralmente considerada a melhor praia de Porto Rico, talvez até do Caribe". Ela possui um velho tanque enferrujado deixado nos jogos de guerra alguns anos atrás.






Source d’Argent Beach, La Digue, Seychelles.

A equipe da Lonely Planet elogiou esta praia porque a sua "enseada isolada completada com palmeiras ondulantes e águas cristalinas e calmas de águas-marinhas".









Gulpiyuri Beach, perto de Llanes, Espanha.

A Lonely Planet adora esta praia, "um sumi-douro inundado com a sua própria praia arenosa com 40 metros de comprimento, apoiada por íngremes penhascos de granito, assentes como uma jóia do oceano num prado verde a apenas 100 metros do Mar Cantábrico."





Tallow Beach, Byron Bay, Austrália.


Desta jóia australiana, disse Lonely Planet: "a praia da cidade é linda, a vibração é colocada waaaaay de volta (este lugar tem uma forte história hippie) e comida e bebida estão por perto. Quantas outras praias da cidade lhe oferecem observação de baleias, a possibilidade de surfar, nadar e tomar sol? "





Navagio Beach (Shipwreck Beach), Zakynthos, Grécia.

De acordo com o Lonely Planet, a praia de Navagio é "isolada, protegida por penhascos verticais que se elevam acima, azul brilhante como imaginado por deuses gregos, areia pura e perfeita e, só para dar um pouco mais de carácter, como uma mancha de beleza num rosto em naufrágio! " (Você pode apenas ver os destroços na imagem acima.)



Manuel Antonio Beach, Puntarenas, Costa Rica.

"A Costa Rica é conhecida pela aventura ... mas quando você cai, não deixe de fazer isso nesta praia", sugere a equipe da Lonely Planet. "Coloque uma toalha, retire um pouco de refresco e aproveite os prazeres simples da praia com um cenário de floresta deslumbrante (e fique de olho nos macacos também!)."




Matira Beach, Bora Bora, Polinésia Francesa.

As praias de Bora Bora são na sua maioria privadas - mas esta é aberta a qualquer pessoa. De acordo com o Lonely Planet. "É. É estupendo. A água azul-do-paraíso é perfeita para o mergulho também."







Brandinchi Cove, Sardinia, Itália.

De acordo com a equipa do Lonely Planet, "esta praia é conhecida como 'Little Tahiti' na Sardenha, e na restante Itália, por causa das suas águas rasas de cor cian e areia branca e fina."












Alleynes Bay, Barbados.

De acordo com David Wetherson, Gestor de Destinos da British Airways Holidays, vá até aqui para ver as tartarugas da sua mesa na praia no Ju Ju's ou no Santi's Beach Bar. Com ponche de rum incrível, peixe e batatas fritas locais e seus pés na areia ... para os verdadeiros Barbados".



Grace Bay, Turks & Caicos.

"19,3 quilómetros de pó de areia branca e águas azul-turquesa, um verdadeiro ver-para-acreditar!" disse David Wetherson.











Bottom Bay, Barbados.

"para quem conhece, um local favorito para piqueniques, a praia é semi-cercada por altas falésias de coral, proporcionando uma visão panorâmica da costa sul", declarou Wetherson. "Escondida na costa sul, a cena é completada pela presença de altas palmeiras que contribuem para a atmosfera tranquila e relaxante da baía."




Salt Rock, Dolphin Coast, África do Sul.

Outro dos pontos favoritos de Wetherson, dirija-se à praia no Salt Rock Hotel, na Costa dos Golfinhos da África do Sul, para palmeiras tropicais, praias de areia dourada e, com sorte, algumas manchas de golfinhos.








Diani Beach, Quénia.

Diani Beach no Quénia é outro must-see, de acordo com Wetherson - com as suas águas rasas, bancos de areia e recifes de coral, é fácil perceber porquê.









Lipa Noi Beach, Koh Samui, Thailand.

De acordo com Wetherson, "este é o melhor local para ver o pôr do sol com areias brancas e águas calmas e rasas. É muito remoto, mas oferece Big John Seafood (um restaurante de peixe local), uma necessidade absoluta!"







Jumeirah Beach, Dubai.

A escolha final de Wetherson pode-se considerar ser um pouco inferior a outras no radar, mas a Jumeirah Beach oferece uma perspectiva impressionante do horizonte de Dubai - e da areia branca do Golfo Pérsico.








Cedeira, Galiza, Espanha.

"A Galiza está repleta de lugares desconhecidos de Espanha, se você souber onde procurar", segundo Neil Cartwright, especialista em viagens da KAYAK.co.uk. "A pequena cidade de Cedeira certamente pertence a esta categoria e é um exemplo fantástico da beleza da autêntica Espanha."





Ploumanac’h, França.


"Esta pitoresca cidade do litoral tem muitos enclaves e enseadas secretas que pontilham sua orla marítima", disse Cartwright. "A costa é comummente conhecida como Côte de Granit Rose, ou 'Costa do Granito Rosa' pela sua cor distinta."






Caneiros, Algarve, Portugal.

Cartwright disse: "As rochas e penhascos que cercam a praia dão uma aparência de enseada que esconde a praia de quem não sabe que está lá. Então você está protegido de estranhos como você dá um mergulho nas águas refrescantes e frescas.







Calo des Moro, Maiorca, Espanha.

"Para chegar a Calo des Moro, você terá que ignorar um sinal de propriedade privada e descer alguns degraus precários para chegar à praia indistinta, então espere apenas frequentadores de praia e moradores locais para cumprimentá-lo", disse Cartwright. "Não é bom para relaxar ao sol, o que Calo des Moro é famoso é a sua enseada pitoresca que permite aos nadadores obter uma vista fantástica da ilha não muito longe."



Petani Beach, Kefalonia, Grécia.

"Uma orla marítima curvada reveste a areia e a praia de seixos", disse Cartwright. "Uma das tradições favoritas locais é nadar à noite para observar o mar mudar de cor enquanto o sol se põe no oeste".









Pulau Ubin, Singapura.


Esta praia fica a apenas 20 minutos de barco do centro de Singapura. Disse Cartwright que "oferece um paraíso tropical quase inexplorado. Repleta de vida selvagem, incluindo macacos não-remotamente tímidos (macacos de cauda longa), o ciclismo é a maneira perfeita de contornar a ilha, que mede aproximadamente uns 1,6 quilómetros de largura e 3,2 quilómetros de comprimento, com bicicletas disponíveis para contratar ".




Hyams Beach, New South Wales, Austrália.


A equipa da HolidayPirates recomendou esta praia, a três horas de Sydney, "A praia é cercada por incríveis atracções naturais, como o Parque Nacional Booderee e é um óptimo lugar para avistar golfinhos nariz-de-garrafa, baleias jubarte, focas e uma espécie de pinguim conhecido como o pinguim-das-fadas."
 





Zlatni Rat, Brač, Croácia.


"Amplamente reconhecida como uma das mais belas praias da costa croata, a Zlatni Rat também tem uma das formas mais originais e incomuns, criada como resultado de depósitos de pedras finas como sedimentos em volta do recife subaquático", disse HolidayPirates. "A ponta fina da praia está sempre mudando de forma devido às correntes marítimas e ventos, o que significa que a cada vez que você a visita, a praia será um pouco diferente."




Three Cliffs Bay, Swansea, País de Gales.


"A Three Cliffs Bay, localizada na costa sul da península de Gower, no País de Gales, ganhou esse nome devido aos três penhascos que se projectam para a baía", segundo HolidayPirates. "Dentro da baía há várias pequenas praias, incluindo Tor Bay e Pobbles Bay. Na maré alta, essas praias são separadas umas das outras, mas na maré baixa você pode caminhar pelas duas praias a pé sobre as areias. Apesar de ser aclamada pela sua beleza, o Three Cliff Bay é raramente ocupada e praticamente vazia no inverno, tornando-o um local de grande tranquilidade."



Tambaba Beach, Brasil.


"Localizada no sul de Paraíba, a Praia de Tambaba é cercada por enormes falésias que ajudam a criar enseadas isoladas na praia, além de excelentes trilhas para caminhadas", disse a equipa da HolidayPirates à BI. "A praia é conhecida por suas condições para o surf, além de ser amplamente conhecida como uma praia de nudismo. Isso foi oficialmente reconhecido em 2015 pela legislação municipal, mas a praia é dividida em duas secções, com apenas a parte sul reservada para o naturismo".



San Domino, Isole Tremiti, Gargano Peninsula, Itália.


A equipe do HolidayPirates disse: "San Domino é uma das cinco pequenas ilhas que compõem o Isole Tremiti, um arquipélago localizado na costa da Puglia, na Itália. Todas as cinco ilhas valem bem a pena visitar, a San Domino, a maior delas, tem muitas belas enseadas isoladas, bem como única praia arenosa do arquipélago, Cala delle Arene ".





Playa Maderas, San Juan del Sur, Nicarágua.


"Apesar de estar localizada a apenas vinte minutos de carro da popular cidade de San Juan del Sur, a praia de Playa Maderas é um lugar tranquilo", disse HolidayPirates. "Conhecida por ser um dos melhores spots de surf do sul da Nicarágua, este é um óptimo lugar para visitar se você é um surfista iniciante ou avançado, ou se você simplesmente quer relaxar numa bela praia e apanhar um incrível pôr do sol."



Pentle Bay, Tresco, Isles of Scilly, Inglaterra.


"Conhecida como 'um dos segredos mais bem guardados da Grã-Bretanha' e localizada na costa da Cornualha, as ilhas de Scilly abrigam muitas praias incríveis, incluindo a bela Pentle Bay", disse a equipe da HolidayPirates à BI. "Localizada em Tresco, a segunda maior ilha das Ilhas, Pentle Bay é uma vasta extensão de areia branca e águas cristalinas e, na maré baixa, as águas rasas significam que você pode percorrer quilómetros."




Clearwater Beach, Florida, USA.


O blogueiro de viagens JohnnyJet disse que Clearwater Beach é "familiar, acessível, a água é clara, quente, superficial e a areia é como farinha".











Watch Hill, Rhode Island, USA.

"Eu costumava ir a Watch Hill todos os verão para as férias da família", disse JohnnyJet ao Business Insider. "É uma pitoresca cidade da Nova Inglaterra a 90 minutos de Boston e a três horas de Nova York. É um lugar fantástico para passar um dia de verão. FYI - a casa à direita é a de Taylor Swift."





Taveuni, Fiji.

JohnnyJet sugere que se dirijam para "a remota praia da ilha de Taveuni, onde filmaram a Lagoa Azul. Tivemos que pegar as jangadas de Bilibili para chegar lá".










Plage Mala, Cap D'Ail, Cote d'Azur, França.


O Editor de Estilo de Vida do Business Insider do Reino Unido, Ali Millington, sugere apanhar o autocarro pequeno - ou de carro - de Nice até Cap D'Ail para uma "praia isolada e escondida - ainda cheia de pedras" que ainda tem todo o glamour da Côte d'Azur restaurantes e bares incluídos. "





Lac Sacacomie, Quebec, Canadá.

"Para obter a verdadeira experiência canadense, visite o Hotel Sacacomie no Lac Sacacomie em Quebec", Millington sugere. "Após 15 minutos de caminhada do enorme resort estilo cabana até a praia isolada através da floresta, por escadas frágeis e por pontes - mas tudo vale a pena quando você chega ao fundo, onde pode relaxar na areia ou andar de canoa no lago calmo".



Red Beach, Santorini, Grécia.

"Uma das mais belas praias de Santorini, a Praia Vermelha - chamada por sua cor vibrante - está localizada perto da vila e do antigo local de Akrotiri, a uma distância de autocarro de Fira", disse Millington. "É melhor chegar cedo ou no final do dia, para evitar as multidões."





Le Touquet-Paris-Plage, França.

"É aqui que os parisienses vão de férias", disse Millington. "As suas dunas são charmosas e proporcionam uma caminhada impressionante mesmo num dia de vento."














Agios Sostis Beach, Mykonos, Grécia.

"Um dos melhores dias da minha vida foi passado em Agios Sostis - principalmente devido a um almoço no incrível restaurante sem eletricidade Kiki's Tavern, que dá vinho rosé enquanto esperamos por uma mesa com vista para essa praia deslumbrante com água de um azul insano.", disse Millington. "Depois do almoço, podemos ir até à porta ao lado e descer até uma praia maior, muito mais silenciosa do que a maioria das que podemos encontrar na ilha."



Wasaga Beach, Ontario, Canadá.

"Embora não seja nem remotamente remota para quem mora na área, Wasaga Beach é a maior praia de água doce do mundo (14 km) e tem bancos de areia e águas quentes e rasas que se estendem por muito tempo", disse Millington. "Seu segredo mais bem guardado é a Praia 5, que tende a ser muito mais tranquila e relaxante do que os bares e festas caóticos e barulhentos da Praia 1 - é perfeita para um churrasco no começo da noite enquanto você assiste ao pôr do sol."




Positano, Amalfi Coast, Itália.

"Embora se tenha tornado um local muito popular entre os turistas nos últimos anos, a praia em Positano ainda é uma visita obrigatória graças às incríveis vistas das casas coloridas que se espalham pelos penhascos quando estamos a nadar na água", disse Millington. "Um aviso, no entanto: a subida não é para os fracos de coração, leve uma garrafa de água ou então apanhe o autocarro."



Whitstable, Kent, UK.

De acordo com Millington: "Poucos lugares são mais charmosos em Inglaterra do que Whitstable em Kent. Embora o tempo nem sempre seja favorável, a menos que tenhamos sorte nos meses de verão, a praia de cascalho fica ao lado de cabanas de pescadores pitorescas. Restaurantes de frutos do mar - e oferece um excelente local para alguns peixes e batatas fritas à beira-mar. "



Bamburgh Beach, Northumbria, UK.

"É uma praia muito bonita e tem antigos castelos no fundo", segundo Alan Dawson, da Business Insider Sports Reporter.

O jornalista financeiro Martin chamou-a de "a melhor praia do mundo".








Grotto Beach, Hermanus, África do Sul.

"É enorme - continua o que parece ser para sempre", disse Fraser Moore, pesquisador da Business Insider. "Torna-a ideal para passeios a cavalo, papagaio de papel ou apenas para estacionar e tomar algumas cervejas na praia. Está numa excelente localização para surf e também é um dos melhores locais de observação de baleias do mundo. Por isso, se tiver sorte, um vislumbre."



St. Catherine's Pool, Eskdale, West Lake District, UK.


"A piscina de St. Catherine é provavelmente o segredo mais bem guardado em todo o Lake District", segundo Russell Sheldrake, membro da Syndication Fellow da Business Insider. "Acessível somente a pé, quando se passa pela igreja de St. Catherine perto de Eskdale, chegamos a um alargamento no rio Esk, onde a água fica parada e uma grande rocha se projeta para fora da água. É perfeita para uma rápida e refrescante banho. Mergulhe nos ocasionais dias de calor que chegam a poucos e distantes entre este canto do norte da Inglaterra. A praia em si é muito pequena, mas tem um encanto oculto que poucos lugares ainda fazem."



Ravenglass Beach, West Lake District, UK.

"Ravenglass Beach oferece algumas das melhores vistas da costa oeste do Lake District, com o pôr do sol espetacular, muitas vezes banhando a pequena vila de Ravenglass com um brilho vermelho quente", disse Sheldrake. "A praia nunca está sem alguns veleiros atracados que só vão acrescentar um charme tipo postal. Graças a estar no lado errado de Corney Fell, a praia é sempre tranquila e perfeita para longas caminhadas e uma cerveja ou estar em pubs com vista para ela".



Manuel Antonio, Costa Rica.

"A praia de Manuel Antonio é um arco de magnificência arenosa em um dos melhores parques nacionais da Costa Rica", disse Tom Murray, editor de mídia social da Business Insider. "Uma enseada abriga a praia de grandes ondas que bombardeiam as costas mais abaixo, e você pode ver a estranha preguiça também."





Emerald Bay, Lake Tahoe, California, USA.

É necessário descer a estrada próxima, a CA Route 89, para chegar a esta praia, numa enseada afastada do imenso Lake Tahoe, na fronteira Nevada-Califórnia. O editor de notícias da BI, Kieran Corcoran, disse: "Há uma casa no estilo Viking construída por um americano rico e estranho chamado Vikingsholm, e uma ilha no lago com uma ruína. A praia tem águas claras e paisagens incríveis."



Achnahaird Beach, near Achiltibuie, Escócia.

"Na remota região noroeste da Escócia, conduzindo por uma estrada de via única, com muito pouco trânsito, onde muitas vezes se encontram ovelhas no meio da estrada", disse Corcoran. "É perto de uma pequena montanha chamada Stac Pollaidh, que é um local popular para caminhadas. Provavelmente há um dia ensolarado por volta de 10 dias por ano, então é uma viagem um pouco arriscada, mas quando é ótimo, é realmente ótimo."



Tai Long Wan, Hong Kong.


"Tai Long Wan é uma praia isolada de areia macia nos arredores de Hong Kong, longe do centro da cidade", disse o repórter do BI News Alex Ma. "Uma das razões pelas quais é ótimo é porque você tem que caminhar pelo menos uma hora para chegar lá."











Rockaway Beach, Queens, Nova Iorque, USA.

"A apenas 45 minutos de Nova Iorque, esta praia não é escondida ou desconhecida, mas poucos fora de Nova Iorque percebem que a cidade fica a apenas uma curta viagem de comboio de dunas e ondas surfáveis", disse Alex Lockie, editor do BI News. "Kowabunga!"







Budleigh Salterton, Devon, UK.

"Budleigh é absolutamente enorme e, por ser tão grande, raramente se sente a praia cheia, mesmo no meio do verão", disse Will Martin, repórter do BI Finance.











Talisker Beach, Carbost, The Isle of Skye, Escócia.

"Talisker Beach é incrível - é muito legal", de acordo com Martin. "A areia é uma espécie de estranha cor cinza escuro."












Saunton Sands, Devon, UK.

Outro das favoritos de Martin, Saunton Sands "parece um deserto gigante".












Le Morne, Mauritius.

"Com mais de 160 km de praias, não é preciso ir muito longe para encontrar um local para banhos de sol nas Ilhas Maurícia; mas se estivermos à procura de uma enseada mais isolada, teremos que ir para o sul do país". disse Reigo Eljas, Diretor do Reino Unido e Irlanda no site lastminute.com.

"Com água cristalina, palmeiras e uma vasta extensão de areia branca, Le Morne é uma das mais belas - e remotas - praias da ilha."




Drobni Pijesak Beach, Montenegro.

"A 'Budva Riviera' é uma faixa de 35 km de comprimento na costa do Adriático em torno da cidade de Budva em Montenegro, o país cujas praias são iguais às da Croácia em beleza, mas faltando a multidão esmagadora", disse Eljas. "Rumo ao sul em direção a Petrovac, os viajantes encontrarão inúmeras praias e enseadas pequenas e isoladas, a maioria delas acessíveis apenas pela água. Uma das melhores praias da região é a Praia Drobni Pijesak, uma extensão de 250 metros cercada por colinas e águas cintilantes. "



Skeleton Coast, Namíbia.

Eljas disse: "Há poucas praias no mundo cuja imagem vai assombrá-lo como a da Costa dos Esqueletos da Namíbia. O área selvagem da praia à beira do Deserto da Namíbia é um cemitério para navios que encalharam nos mares agitados do Atlântico, e seus 'esqueletos' enchem o litoral. Embora a Costa dos Esqueletos não seja necessariamente um segredo, a Namíbia é um dos países menos densamente povoados do mundo, o que significa que os viajantes podem frequentemente ter o cenário sobrenatural para si mesmos. "



Praia de Chaves, Cabo Verde.

"Para uma localização à beira-mar seriamente isolada, sem quaisquer outros turistas, a Praia de Chaves de Cabo Verde (a oeste de Boa Vista) é o local perfeito", de acordo com Eljas. "O litoral banhado pelo sol se estende por 10 km e as dunas de areia dourada criam praias particulares que os viajantes podem ter para si mesmos."







Black Pebble Beach, Nova Zelândia.

Eljas disse à Business Insider: "Localizada ao norte de Kaikoura, a praia Black Pebble na Ilha do Sul da Nova Zelândia é uma das praias mais exclusivas do país - e embora não seja longe da rota turística, outros viajantes raramente a visitam. De pedrinhas pretas, enquanto as formações rochosas emergem das águas espumantes. Além disso, em dias claros, os viajantes podem avistar os picos cobertos de neve dos Alpes do Sul ao longe. "



Baia di Torre dell’Orso, Torre dell’Orso, Itália.

"Uma baía de 800 metros com uma praia contígua e algumas rochas de mil anos de idade, chamada 'The Two Sisters', num dos extremos", disse Edoardo Maggio, Technology Fellow da Business Insider. "Não me lembro da mitologia exata por trás disso, mas há uma história. Você pode definitivamente ver a Albânia nos dias mais claros também."




Grotta della Poesia (Cave of Poetry), Roca & Grotta Zinzulusa (Zinzulusa Cave), Castro, Itália.

"Poesia e Zinzulusa são basicamente as duas cavernas mais famosas (com baias em que se pode nadar) em Salento, possivelmente na Itália", disse Maggio. "As pessoas vão lá para saltar das várias alturas e aproveitar o mar espetacular".







Punta Pizzo, Gallipoli, Itália.

De acordo com Maggio, esta praia é "um pequeno canto do céu na Ibiza da Itália, essencialmente - Gallipoli tornou-se um local de reunião de animais de festa de verão mundialmente famoso nos últimos anos, para o desalento dos moradores locais".







Punta Ristola, Leuca, Itália.

"É a enseada mais ao sul de Salento", disse Maggio. "Olhe para a esquerda, você está olhando para a Grécia, veja bem, é a África!"










Aspri Ammos Beach, Othonì, Grécia.

De acordo com Maggio, o Aspri Ammos - também conhecida como Calypso Bay - tem "água azul-escura, cristalina e estupidamente fria (mesmo no meio do verão)", é "absolutamente deserta", e fica "na frente de uma pedra branca gigante cuja  formação é a definição do céu ".






Mercer Bay, Nova Zelândia.

"Localizada entre Piha e Karekare, esta praia é uma das mais impressionantes de Auckland,
ostentando algumas das mais dramáticas vistas do penhasco ", de acordo com Emma Mcwhinney, editora adjunta da Secret Escapes." Ela permanece em grande parte desconhecida devido à dificuldade de se chegar lá. Além das falésias, os visitantes podem apreciar as espetaculares cavernas e as piscinas de águas quentes."





Lord Howe Island in New South Wales, Austrália.

"Os locais descrevem esta ilha como o 'Último Paraíso'. A extensão intocada de areia permanece praticamente pronta para ser explorado ", disse Mcwhinney. "Com peixes coloridos que pululam os leitos do mar e um brilhante fundo do mar azul, você não ficará desapontado por sua beleza hipnotizante."





Ao Tanot Bay, Ko Tao, Thailand.

Mcwhinney disse: "Embora difícil de alcançar para os turistas, a baía de Ao Tanot oferece nada menos que um espetacular litoral. As águas cristalinas e a atmosfera calma e isolada são suficientes para acalmar a mente e aliviar a alma."






James Bond Beach, Jamaica.

"James Bond Beach é uma praia que fica numa pequena península localizada na costa nordeste da Jamaica", disse Mcwhinney." Rodeada por águas cristalinas e as montanhas de St. Mary, como pano de fundo, oferece o ambiente ideal jamaicano e charme. A praia também é conhecida pelo seu peixe fresco, que é servido no mesmo dia em que é pescado num restaurante localizado à beira-mar. "




Pink Beach, Bonaire, Caribbean.

"De acordo com a Corporação de Turismo de Bonaire, Pink Beach recebe suas areias cor de rosa
das conchas esmagadas de criaturas marinhas cor-de-rosa brilhantes chamadas de foraminíferos", de acordo com Mcwhinney." A praia fica isolada o ano todo, pois não há muitas instalações para turistas, mas isso significa que os visitantes ficarão sozinhos para aproveitar a respiração, gozar as areias e explorar a vida marítima imperturbada".




Manzanillo Beach, Providencia, Colômbia.

"A ilha de Providencia mantém sua autenticidade caribenha devido à sua localização isolada, com
a falta de uma ligação de vôo direta para o continente colombiano ", disse Mcwhinney.

"Descrita como um 'tesouro escondido', a praia oferece uma extensão de 300 metros de areias brancas, palmeiras e águas azul-claras, sendo que o único edifício no local é um bar de praia Reggae que serve coquetéis de rum. Também será possível detectar tartarugas marinhas que nidificam nas praias ".




Isla Holbox, México.

"Relatada como a última cidade do litoral secreta do México, a ilha localizada na Península de Yucatán, no México, oferece praias vazias de areia de coral branco e uma chance de mergulhar com o maior peixe do mundo: os tubarões-baleia", disse Mcwhinney.






Benagil Sea Cave, Algarve, Portugal.

"A Praia de Benagil é uma impressionante extensão de areia e enseadas naturais secretas que só pode ser alcançada por um curto passeio a nado ou de caiaque a partir do continente", disse Mcwhinney. "Aqueles que querem vê-la mais deserta devem tentar chegar lá nas primeiras horas, onde também podem assistir ao nascer do sol e iluminar as cavernas abaixo."



Beauport Beach, Jersey, Channel Islands, UK.

"Poucos visitantes conseguem encontrar esta praia, escondida na costa sudoeste e só pode ser alcançada por um caminho bastante íngreme. Isso significa que é praticamente isolada durante a temporada de verão, tornando-a perfeita para quem procura caminhar na areia em solidão", disse Mcwhinney. "A praia também é relatada como uma armadilha para os visitantes e é o local perfeito para aproveitar os raios de sol do verão britânico."



Guincho Beach, Cascais, Portugal.

"Esta praia fica a apenas 5 km da cidade de Cascais e pode ser visitada numa pequena pausa na cidade de Lisboa", disse Mcwhinney. "As areias douradas, as ondas imensas e os céus límpidos tornam esta praia tão marcante como um destino. Há uma brisa constante e poderosa nesta praia e é um pouco mais longe do que outras praias da região, tornando-a menos frequentada pelos turistas. "

 Encontro

Felicidade, agarrei-te
Como um cão, pelo cachaço!
E, contigo, em mar de azeite
Afoguei-me, passo a passo...
Dei à minha alma a preguiça
Que o meu corpo não tivera.
E foi, assim, que, submissa,
Vi chegar a Primavera...
Quem a colher que a arrecade
(Há, nela, um segredo lento...)
Ó frágil felicidade!
— Palavra que leva o vento,
E, depois, como se a ideia
De, nos dedos, a ter tido
Bastasse, por fim, larguei-a,
Sem ficar arrependido...


["Encontro" em "Eu Hei-de Voltar um Dia" (1966), Pedro Homem de Mello (1904-1984)]