terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O efeito da praia e do mar em mim


Hoje, na sequência de uma série demasiado longa de dias "fechado" no ambiente citadino, sentindo cada vez o peso opressor sobre os ombros e não só, fui ver o mar e a praia, dia espectacular, apesar do frio cedo aqueci devido a dois motivos: o sol e a caminhada entre a praia do Guincho e o Farol do Cabo Raso.

Conforme ia andando, admirando a natureza em terra e a beleza do mar, respirando a mistura de ar puro terra/mar, fui libertando este "peso" interior, tal como uma chaminé a escoar o fumo, ao fim de algum tempo já me sentia mais "leve", mais calmo e com mais energia.

Principalmente o mar tem este efeito em mim.

Durante o percurso estive a admirar as dezenas de surfistas nas suas manobras, com pensamentos positivos acerca da prática em contacto permanente com o mar - devem ser das pessoas mais felizes da sociedade!

No final da tarde e na sequência de uma pesquisa na web, estive a ler um artigo que vou tentar transcrever e que responde em parte ao efeito da natureza e do mar em mim, penso que não serei caso único.


A neuro-ciência recomenda ir à praia regularmente.

Especialistas dizem que é muito importante passar algum tempo ao ar livre porque nos ajuda tanto fisicamente como mentalmente, há muitos benefícios se passarmos esse tempo na praia.

Segundo os cientistas, a sensação incrível de paz e tranquilidade que se sente na praia é conhecida como "espaço azul" ou "mente azul", efeito da combinação de cheiros suaves e sons de água no nosso cérebro.

As pessoas que vivem no litoral relatam uma melhor saúde física e mental do que as pessoas que não moram lá. O estudo afirma que as pessoas que vivem com uma visão do oceano sentem-se mais calmas do que as que não vivem.

Segundo o estudo, quando se está na praia, há uma mudança na forma como o cérebro reage a esse ambiente, sentimo-nos mais felizes, relaxados e revitalizados.

Como o “espaço azul” nos afecta?

1. A praia ajuda a aumentar a nossa criatividade

Quando nos sentimos exaustos e presos pela rotina, visitar a praia pode ser uma óptima solução. O “espaço azul” pode ajudar a limpar a mente e abordar os problemas e projectos em que estamos presos. Como a meditação, a praia pode ajudar a provocar aquela sensação de calma que nos ajuda a reflectir e a nos concentrar no que devemos.

2. Em geral, passar o tempo na praia mudará a nossa visão sobre a vida

Não precisamos de ser um especialista para saber que a natureza nos ajuda a levar uma vida mais feliz e saudável, graças ao que é produzido nos arredores, além de que dizem por aí que a praia é muito boa para curar a alma.

3. Visitar a praia reduz o stress


Dizem que a água é a cura da natureza para curar os factores stressantes da vida. A água está cheia de iões positivos naturais que têm a capacidade de nos fazer sentir melhor. Simplesmente imergindo-se na água, podemos sentir uma sensação de relaxamento.

4. Visitar a praia ajuda a reduzir sentimentos de depressão


Segundo os cientistas, o mar tem o efeito de nos ajudar a aliviar os sentimentos de depressão. O som hipnótico produzido pelas ondas e os odores do mar criam um espaço meditativo, ajuda a limpar a mente e reflectir sobre a vida num espaço seguro, longe do caos e dos problemas.





Resumindo, por mais absurdo que pareça, tudo o que precisamos é de sol, areia e mar. Como complemento para a felicidade, precisamos de algum dinheiro para as batatas fritas e bolas de Berlim.




Sem comentários:

Enviar um comentário