domingo, 3 de fevereiro de 2019

Faixas de musica escondidas nos álbuns de vinil ou CD


Ao longo dos tempos fui sendo surpreendido com faixas de música em álbuns que não apareciam na lista do alinhamento das canções, normalmente após os breves segundos que separam as diversas faixas aparecia uma nova faixa que normalmente não tinha nada a ver com a anterior, quer pelo estilo, quer pelo som mais baixo, quer pela duração muito curta, etc.
Devo confessar, perdi sempre algum tempo a pensar e a tentar descobrir qual a origem de tal inserção no álbum, a partir de determinada altura passei a assumir que tal se devia à edição em CD do disco em vinil e que funcionava como um bónus, e assim continuei ... até deixar de pensar no assunto.

Esta semana estive a fazer algumas pesquisas a nível musical, numa das listas com o resultado, apareceu um site "http://hiddensongs.com" cuja tradução é "Canções escondidas", apresento parte da definição deste tipo de faixas traduzida da página inicial:
Uma lista abrangente de faixas ocultas e não listadas de álbuns de todos os tipos de artistas ao longo da história da música gravada, de discos de vinil a cassetes, discos compactos a MP3s.
Uma faixa oculta (também conhecida como "faixa fantasma" ou "ovo da Páscoa") é uma música num álbum que não está listada na capa ou contracapa do álbum. Num CD, geralmente a música é a faixa final e surge após um breve momento de silêncio. Esta faixa oculta e não listada é diferente das restantes do álbum porque não pode ser seleccionada directamente, normalmente podem ser gravações ao vivo, misturas alternativas, nem sempre são músicas; às vezes são brincadeiras em estúdio ou entrevistas.
Quanto ao site, está aberto à comunidade que cria as várias entradas de cada álbum que tenha uma faixa oculta,deverá passar por algum tipo de validação até ser publicada.

Cada inserção, deve identificar o artista, o álbum, a faixa e qual o momento medido em minutos e segundos onde é iniciada a faixa escondida.

Exemplo 1 - Vocal no fim da faixa:



Phil Collins, Álbum: Face Value (1981), Faixa: #12 "Tomorrow Never Knows"

Canção
"Over the Rainbow", originalmente cantada por Judy Garland no filme de 1939 "O Mágico de Oz" (muitas vezes referido como "Somewhere Over the Rainbow").

Como encontrar: Começa aos 4m e 14s da faixa #12.




Exemplo 2 - Mensagem no fim da faixa:


Tom Petty, Álbum: Full Moon Fever (1989), Faixa: #5 "Runnin' Down a Dream"

Mensagem: "Hello, CD listeners. We've come to the point in this album where those listening on cassette or record will have to stand up - or sit down - and turn over the record - or tape. In fairness to those listeners, we'll now take a few seconds before we begin side two. Thank you. Here is side two.",
"Olá, ouvintes do CD. Chegamos ao ponto neste álbum, onde aqueles que ouvem em cassete ou disco terão que se levantar - ou sentar - e virar o disco - ou fita. Para ser justo com esses ouvintes, vamos agora demorar alguns segundos antes de começarmos o segundo lado. Obrigado. Aqui está o lado dois".

Como encontrar: Começa aos 4m e 25s da faixa #5.


Exemplo 3 - Faixa que não consta na lista:




Rolling Stones, Álbum: Dirty Work (1986), Faixa: #11 "Key To The Highway"(excerto)

Excerto de música, o álbum Dirty Work foi dedicado ao co-fundador e teclista dos Rolling Stones, Ian Stewart, que morreu após a sessão de conclusão deste álbum. O álbum termina com Stewart a tocar um trecho de blues "Key To The Highway".

Como encontrar: Ouvir directamente a faixa #11.




Quando se pensa que já nada nos surpreende no mundo actual dos sites da internet, eis mais um exemplo ...


Sem comentários:

Enviar um comentário