Desde 1992 que moro na Charneca do Guincho em Cascais, perto da praia do Guincho (mais ou menos 1 Km - 15 minutos a pé), a aldeia fica entre a Aldeia de Juzo e a Malveira da Serra, a 4 Km da serra de Sintra, a 4,5 Km do centro de Cascais.
Na Charneca, ainda mantém uma parte típica que permite observar as características mais rurais e tradicionais, as casas baixas, as hortas, os lavadouros públicos e o chafariz. Zona muito sossegada, ouve-se o mar à noite (sempre presente) mas também bastante fustigada pelo forte vento que é uma marca da praia do Guincho.
É atravessada por um ribeiro que vai desaguar na praia do Guincho em conjunto com o ribeiro da Malveira, somente visível no inverno dependendo muito da intensidade das chuvas.
GUINCHO, é uma das minhas praias favoritas com actividade todo o ano, o ar é espectacular com a mistura do mar e serra, fortemente fustigada pelo vento que só "desaparece" em Setembro motivo pelo qual existem muitos bons dias de praia em Setembro e Outubro ao contrário de Julho e Agosto. Outra faceta incontornável são os campeonatos de surf.
MUCHAXO, estalagem Muchaxo sobre a praia, local muito agradável e calmo para uma bebida com vista para o mar. Tenho dezenas de horas de leitura neste local.
CAMINHADAS, local privilegiado para caminhadas curtas locais e longas pelas falésias desde a praia do Guincho até à Azoia, Atalaia, Figueira do Guincho, Ulgueira, Malveira, serra de Sintra, etc. A caminhada mais longa em que participei foi a das 5 praias "Guincho - Azenhas do Mar", partida da Areia e atravessando a praia do Guincho, praia do Abano, praia da Adraga, praia Grande e praia das Maças até às Azenhas do Mar, total de mais ou menos 28 Kms.
SERRA DE SINTRA, sempre presente e visível, nas suas vária imagens desde a serra limpa com sol, nuvens tipo chapéu indicadora de vento e nublado. A serra tem cerca de 540 metros de altitude no seu ponto mais alto, tem um dos palácios mais visitados de Portugal que é o da Pena que fica do lado de Sintra.
UNIÃO RECREATIVA, existe uma sociedade recreativa na Charneca que ficou famosa por organizar as Festas de São Martinho e concursos de pesca. Ao longo dos anos foram ampliando e/ou melhorando as instalações e actualmente com a promoção de vários eventos ao longo do ano, o último foi o "Musicfest - Festival de Musica e da Bifana". Comemora em 2017 os 50 anos.
PARQUE NATURAL, foi criada em 1981 a Área Protegida de Sintra-Cascais, devido às crescentes pressões urbanísticas e de turismo foi criado o Parque Natural de Sintra-Cascais em 1994 porque tinha critérios "mais apertados". Tem havido várias revisões e do PDM que implicam sempre uma redução da área, porque será?. "Graças" à última gestão camarária do Dr. Carreiras a Charneca já não está integrada no Parque Natural com a última revisão do PDM com mais área destinada a possível construção, assim de revisão em revisão do PDM possivelmente a versão final do Parque Natural será somente o topo da Serra de Sintra.
DUNA DA CRESMINA, as dunas do Guincho-Cresmina são uma pequena parcela do complexo Guincho-Oitavos localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais. Este sistema dunar é bastante particular pois a areia proveniente das praias do Guincho e da Cresmina retorna ao mar mais a sul – entre Oitavos e Guia, após migrar sobre a plataforma rochosa aplanada do Cabo Raso. Designa-se por corredor eólico dunar Cresmina-Oitavos. Os cordões dunares são estruturas geológicas frágeis mas muito importantes, uma vez que assumem um papel de proteção dos terrenos interiores da subida do nível do mar (Fonte: C. M. Cascais).
Após a introdução é um bom local para se tomar uma bebida no Núcleo Interpretativo com uma vista privilegiada sobre o mar, Guincho e serra de Sintra, pode-se aproveitar para visitar a flora e a fauna nas dunas pelo passadiço (+/- 1,6 km).
FOTO, a foto inicial que publico tirada no final de Setembro de 2005 mostra as actividades de surf, kitesurf, banhistas, etc.
A estalagem Muchaxo |
A praia do Guincho |
A praia da Cresmina |
Pescadores entre a praia do Guincho e a da Cresmina |
Núcleo Interpretativo da Duna da Cresmina |
Parque Natural Sintra-Cascais - Fauna |
Conjunto dos ribeiros da Charneca e da Malveira a desaguar na praia do Guincho |
União Recreativa da Charneca |
Caminhadas |
Dos que se afogaram ao sair para o mar e dos que se afogaram ao permanecer inertes no turbilhão da vida - quiçá o pior afogamento."
[Livro "Nós, OS AFOGADOS", Carsten Jensen (1952)]