terça-feira, 17 de outubro de 2017

Viagens de barco entre Lisboa e Açores

Anúncio de prestígio inserido na Revista de Marinha de Janeiro de 1939
Quando fui para os Açores e o respectivo regresso ambas as viagens foram por barco, a viagem durava 6 dias com paragens de 1 dia no Funchal e em Ponta Delgada. Havia somente 2 navios a efectuar essas viagens de 15 em 15 dias, o "Carvalho Araújo" e o "Lima".
Dos 6 dias programados para a viagem tirando os 2 dias de paragem, sobravam 4 dias a navegar em mar aberto.


Num dos seus livros, Luís Miguel Correia escreve que o paquete “Carvalho Araújo” fez a viagem inaugural à Madeira e aos Açores em Abril de 1930, a última viagem ocorreu em Março de 1970. O paquete “Lima” fez a viagem inaugural à Madeira e aos Açores em 1923, a última viagem ocorreu em Novembro de 1961.



VIAGEM LISBOA-TERCEIRA, a viagem Lisboa - Ilha Terceira foi efectuada no navio "Carvalho Araújo", passei os dias de viagem em mar aberto enjoado, por sorte com as paragens em terra para visitas turísticas o enjoo desaparecia e recarregava as baterias para a próxima viagem.


 VIAGEM TERCEIRA-LISBOA, a viagem Ilha Terceira - Lisboa foi efectuada no navio "Lima", grande parte da carga era constituída por gado vivo que era visita diária obrigatória. Tal como aconteceu na primeira viagem nesta também a passei enjoado, felizmente havia um intervalo com as 2 paragens em Ponta Delgada e Funchal. Neste regresso a Lisboa para além da família trouxemos uma cadela que penso que também enjoou(?).


Navio "Carvalho Araújo"






















Navio "Lima"























Aspecto do porto em dia de chegada de navio.




























"(...) E muito mais quando se nasce mais do que junto do mar, no próprio seio e infinitude do mar, como as medusas e os peixes  (...)"

[V Centenário do Descobrimento dos Açores (1932), artigo com definição do conceito "Açorianidade" , Vitorino Nemésio (1901-1978)]




Sem comentários:

Enviar um comentário