As cegonhas sempre foram
uma ave que me habituei a admirar, em primeiro lugar pelas histórias que ouvia
e lia sempre que se falava da origem dos bebés, pelas várias imagens sobre o assunto
nos livros, via-se sempre a cegonha transportando um bebé dentro de um lençol
preso ao bico. Sempre com um ar feliz, muito amigável e simpático.
Mais tarde, principalmente nas várias viagens através do Alentejo, as cegonhas já fazem parte da paisagem, vê-las no campo, o porte elegante, os locais onde fazem os ninhos e a sua forma característica de voo, fazem-me “ganhar o dia” qualquer que seja o objectivo da viagem.
Mais tarde, principalmente nas várias viagens através do Alentejo, as cegonhas já fazem parte da paisagem, vê-las no campo, o porte elegante, os locais onde fazem os ninhos e a sua forma característica de voo, fazem-me “ganhar o dia” qualquer que seja o objectivo da viagem.
Como não emitem sons vocais resta-nos ouvir o som dos batimentos dos bicos, como um disparo de metralhadora. Até nisto são diferentes das outras aves.
As asas são longas e amplas permitindo que a ave plane.
Em voo o batimento das asas é lento e regular.
Voa com o pescoço esticado para a frente com as suas patas estendidas muito para lá do fim da sua pequena cauda.
A CEGONHA-BRANCA, (nome científico: Ciconia ciconia) é uma ave de grande porte
Zona de reprodução Zona de inverno ------------ Rotas de migração
OS NINHOS, ambos os membros do par constroem um ninho grande feito de paus que pode ser usado por vários anos. Em cada ano a fêmea põe uma ninhada de geralmente quatro ovos que eclodem de forma assíncrona 33-34 dias após terem sido colocados. Os dois adultos fazem turnos a incubar os ovos e ambos também alimentam as crias. As crias deixam os ninhos 58-64 dias depois de nascerem e continuam a ser alimentadas pelos adultos por mais um período de 7-20 dias.
ASSOCIAÇÃO COM O NASCIMENTO DE BEBÉS, o comportamento natural destas aves dá uma pista desta associação, sendo um pássaro migratório, a cegonha branca voaria para o sul no outono e voltaria para a Europa nove meses depois. Geralmente elas poderiam ser vistas em direcção ao norte entre os meses de Março e Abril. Bebés nascidos nesses meses geralmente são concebidos por volta de Junho do ano anterior. O solstício de verão, em 21 de Junho, é uma celebração que o paganismo associou ao casamento e à fertilidade. Como muitos casamentos aconteceriam nesse tempo, muitos bebés nasceriam por volta da mesma época em que as cegonhas poderiam ser vistas voando para o norte. Está feita a ligação: a cegonha traz o bebé.
FOTOS, as fotos apresentadas para além das minhas, as informativas foram obtidas na Wikipédia e o desenho de inicial no site https://pt.dreamstime.com.
Ninhos nas arribas do Cabo Sardão |
O teu tempo é limitado, por isso não o gastes a viver a vida de outra pessoa. Não caias na armadilha do dogma - que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixes que o barulho da opinião dos outros cale a tua própria voz interior. E, mais importante, tem a coragem de seguires o teu coração e a tua intuição.
[Steve Jobs (1955-2011)]
Sem comentários:
Enviar um comentário