sábado, 11 de novembro de 2017

Ilha do Faial, Açores

Em Setembro de 2004 fui passar férias na Ilha do Faial, para além das visitas usuais e obrigatórias todos os dias fizemos praia.
Gostamos muito do ambiente cosmopolita da cidade da Horta, de todo o movimento na Marina da Horta que foi o primeiro porto de recreio a ser inaugurado nos Açores, do elevado número de estrangeiros e da presença sempre constante do Pico com as suas várias imagens ao longo do dia.
É ponto de paragem obrigatória para todos os veleiros que atravessam o Atlântico norte. 

A série "O Homem e a Cidade" produzida pela RTP em 1996 dedicou um dos episódios à Ilha do Faial - "A Ilha da Bruma", veja o vídeo aqui.


PETER CAFÉ SPORT, famoso no mundo dos velejadores, foi inaugurado em 1918, funciona como um ponto de encontro. Passou a ser um ritual a visita diária ao café, seja para um Gin, seja para uma refeição ligeira.  Ambiente fantástico assim como a decoração.

VULCÃO DOS CAPELINHOS, impressionante a força da natureza que do nada adicionou esta "terra" toda à ilha. Visitamos o museu, ficamos a conhecer a história e pudemos visualizar as pedras lançadas a quilómetros que caiam sobre os terrenos e casas. Na altura ainda não havia o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (CIVC).

SCRIMSHAW, é a arte de entalhe e gravação ou pintura de marfim - dentes e ossos da mandíbula de cachalotes. Visitamos o museu por cima do Peter Café Sport, é impressionante o detalhe e a beleza das gravações.

GIN, o gin é igual em toda a parte mas o que se toma no Peter tem outro saber, seja no interior ou na esplanada.

ORIGEM DO NOME DA CIDADE DA HORTA, a cidade da Horta foi fundada pelo flamengo Joss Van Huertere, que teve a concessão da ilha do Faial em 1468 e que deu o nome à cidade.

FOTO, a foto inicial tirada a partir do Monte da Guia mostra a dimensão da cidade da Horta e a Marina.


Casa muito antiga na cidade da Horta com portadas e varandas em madeira, faz lembrar a arquitectura das casas nas Canárias.
Entrada para a Marina e o Peter Café Sport.























Imagem do porto da Horta, onde parte o barco para a Ilha do Pico, visível na foto no lado esquerdo.
Imagem da Marina
Vulcão dos Capelinhos
Praia do Norte
Contraste da espuma da onda contra a areia preta.
Caldeira do vulcão.
Imagem da zona dos Flamengos com o Pico ao fundo.

 Scrimshaw, exemplos de pinturas e gravações em dentes de cachalote.

Interior do Peter Café Sport.





"(...) Como homens, estamos soldados historicamente ao povo de onde viemos e enraizados pelo habitat a uns montes de lava que soltam da própria entranha uma substância que nos penetra. A geografia, para nós, vale outro tanto como a história, e não é debalde que as nossas recordações escritas inserem uns cinquenta por cento de relatos de sismos e enchentes. Como as sereias temos uma dupla natureza: somos de carne e pedra. Os nossos ossos mergulham no mar. (...)"


[V Centenário do Descobrimento dos Açores (1932), artigo com definição do conceito "Açorianidade" , Vitorino Nemésio (1901-1978)]


Sem comentários:

Enviar um comentário