quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Skaphandrus.com - Identificação das Espécies (Ocean Life ID)





Hoje vou continuar a falar do projecto de um portal para mergulhadores chamado "Skaphandrus" que publiquei anteriormente. 
Foi desenvolvido e implementado no portal um conjunto de ferramentas que permite a identificação de espécies marinhas, chamada "Ocean Life ID, segundo a descrição do portal:
"Ocean Life ID é uma ferramenta de identificação simples e rápida desenvolvida por biólogos, ilustradores e mergulhadores para que qualquer pessoa possa saber o nome das espécies de forma fácil e intuitiva. Aprender sobre a vida marinha nunca foi tão fácil!."
A ferramenta é interactiva, começa-se por escolher o o grupo taxonómico do animal arinho que pretende identificar, escolher por exemplo: "Tartarugas", de seguida é apresentada uma lista de "Nomes de espécies de Tartarugas", deve-se seleccionar uma espécie para obter mais informações ou então seleccionar "Distribuição (região)" para seleccionar as características da espécie:

Nomes de espécies de Tartarugas
  • Caretta caretta
  • Chelonia mydas
  • Dermochelys coriacea
  • Eretmochelys imbricata
  • Lepidochelys kempii
  • Lepidochelys olivacea
  • Natator depressa
Lista de características distintivas sobre Tartarugas
  • Distribuição (região)
    • Ártico
    • Antártida
    • Atlântico [ NW ] [ NE ] [ SW ] [ SE ]
    • Pacífico   [ NW ] [ NE ] [ SW ] [ SE ]
    • Índico      [ NW ] [ NE ] [ SW ] [ SE ]
    • Australia
Depois é apresentada uma lista de características físicas distintivas ou para seleccionar, por cada selecção aparece o nome das espécies que se enquadram:

    • [ Não circular ][ Larga quase circular ]
    • [ Serrado ][ Não serrado ]
    • [ ][ ]
    • [ ][ ]
    • ][ ][ ][ ]
    • [ ][ ][ ]
    • [ ][ ]
    • [ ][ ]
    • [ ][ ][ ]
    • ] [ ]
    • [ ][ ]
    • [ ]
    • [ ]
Conforme for seleccionando as características, aparece no lado esquerdo o género que deve ser seleccionado no fim para ver as fotos e informação sobre a espécie.
Fico sempre maravilhado com as fotografias tiradas pelos vários fotógrafos aquáticos, a natureza é muito bela e "colorida".


Com a evolução desta implementação decidiram avançar para desenvolvimento e implementação em "smartphones" com versões para Android e IPhone. 

Estão na Startup Lisboa desde 2016 coincidindo com o primeiro Web Summit em Portugal, continuaram e com apresentação no seguinte de 2017- angariação de fundos que permita outros voos.

Apresentação do projecto no portal da Startup Lisboa "http://www.startuplisboa.com/portfolio-startups/skaphandrus":
Skaphandrus é um projecto de partilha e documentação do mundo subaquático, beneficiando do conhecimento de cidadão que mergulham em todo o mundo. A nossa missão é a de criar a maior plataforma para partilha e documentação de experiências subaquáticas, como fotografias, imersões, locais, naufrágios, etc., enriquecendo assim a informação disponível a biólogos, arqueólogos, turistas, mergulhadores, empresas de mergulho, etc. Este projecto iniciou-se em 2010 com a colaboração de cidadãos de diferentes áreas de conhecimento, assim como entidades públicas. Em conjunto, cobrimos áreas do conhecimento como a biologia, bioinformática, arqueologia, fotografia, desenvolvimento de software e web design, contribuindo assim para o desenvolvimento deste projecto multidisciplinar.

Foi criado o site "www.oceanlifeid.com" onde será possível ir a uma das lojas de apps e instalar. 

Principais funcionalidades:
  • Ilustrações - Ilustrações das características morfológicas;
  • Chaves de identificação - Chaves de identificação baseadas nas características morfológicas distintivas;
  • Biólogos marinhos - Dados rigorosamente desenvolvidos por biólogos marinhos;
  • Multilíngua - de momento inglês e português;
  • Características morfológicas - Sistema multi-selecção e sequencial das características morfológicas;
  • Actualizações - Actualizações mensais;
  • Fotografias - Fichas de espécie apresentadas com fotografias, taxonomia, nome científico e nomes comuns.
Para ver uma apresentação clicar aqui "OceanlifeID".


HISTÓRIA POR TRÁS DA APP, existem em todo o mundo mais de 20 milhões de mergulhadores que têm como objectivo observar a vida marinha dos Oceanos. No final de cada mergulho, o tema de conversa é sempre a vida marinha que cada um observou. No entanto, a pergunta “Que espécie era aquela?”, fica frequentemente sem resposta… Porquê? Porque não existe uma ferramenta que ajude a identificar as espécies observadas sem requerer sólidos conhecimentos de biologia e taxonomia. Ocean Life ID vem dar a solução para esta necessidade.

APLICAÇÃO "OCEAN LIFE ID", é uma solução com base em chaves de identificação* com o recurso a imagens e ilustrações cientificas, que permite a identificação de organismos cujo nome científico é desconhecido. Através de uma seleção sequencial de características morfológicas é reduzido o número de organismos até se alcançar um grupo taxonómico final cuja descrição contém a totalidade das características seleccionadas. É um processo de identificação simples que permite num curto espaço de tempo identificar um organismo.
, é a prática de nadar equipado com uma máscara de mergulho e um tubo de respiração chamado snorkel. Em águas mais frescas, também pode estar equipado com um fato de mergulho. O uso deste equipamento permite que o snorkeler observe atracções subaquáticas por longos períodos com relativamente pouco esforço e respire enquanto está de frente para baixo na superfície. 

FOTOS, todas as fotos publicadas foram obtidas no portal skaphandrus.com.


Luis Miguens
Co-founder

1
3




João Pedro Silva
Co-founder













2
4






















Se, antes de começarmos a falar, determinarmos e escolhermos, previamente, as palavras, a nossa conversa não será vacilante nem ambígua. Se em todos os nossos negócios e empresas determinarmos e planearmos, previamente, as etapas da nossa actuação, obteremos o êxito. Se determinarmos com bastante antecedência a nossa norma de conduta na vida, em nenhum momento seremos assaltados pela inquietação. Se sabemos, previamente, quais são os nossos deveres, será fácil darmos-lhes cumprimento.

["Nada é Complicado se nos Prepararmos Previamente" em "A Sabedoria de Confúcio - O Rei sem Reino", Confúcio (-551/-479)]


segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Skaphandrus.com

















Hoje vou falar acerca do projecto de um portal para mergulhadores chamado "Skaphandrus" cuja ideia e autoria é do Luís Miguens, fomos colegas de um projecto em Lisboa, quando acabou o projecto passado um tempo soube que tinha ido para outro projecto em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, Açores.
O Luís é um apaixonado pelo mar, no ano de 2000 tirou um curso de mergulho, ficou ainda mais apaixonado. Em 2006, ele e um amigo de mergulho decidiram começar o desenvolvimento de um pequeno local de mergulho em Portugal para reunir algumas informações que consideravam importantes. Desde essa altura até à data o resultado é um portal para mergulhadores, com uma base de dados extensa de todos os locais de mergulho do mundo, espécies, empresas/centros de mergulho, etc.
Sempre a pensar na internacionalização, é disponibilizada uma versão integral em inglês, penso que será o melhor portal do género no mundo ou perto disso.

Todos os mergulhadores podem, aderir, publicar as fotos, participar em concursos, está aberto também às empresas do ramo.

O acesso ao portal é através de "www.skaphandrus.com" - versão em inglês, para a versão portuguesa "www.skaphandrus.com/pt".

Algumas funcionalidades, resumo extraído do portal:
  • Ciência participativa, passa a fazer parte de uma rede global de mergulhadores e amantes do mar que trocam informação acerca de onde, quando e como encontram espécies marinhas. Você pode fazer a diferença para a Ciência. E a Ciência fará a diferença para si
  • Concursos, onde é possível obter o reconhecimento pelas suas fotos e habilite-se a grandes prémios! Todos têm uma hipótese de ganhar e esta também pode ser a sua!
  • Destinos de mergulho, em Portugal e no resto do mundo. Em Portugal estão registados 323 locais de mergulho. Para cada destino existe a seguinte informação: Informações sobre mergulho no destino; Geografia e clima; Requisitos de entrada no país; Saúde e Segurança; Fuso horário; Comunicações; Electricidade; Outras Informações; Locais de mergulho; Locais de mergulho e respetivas fotografias subaquáticas para cada local; Espécies marinhas e fotografias de cada espécie; Fotógrafos subaquáticos e fotos de cada fotógrafo.
  • Empresas/Centros de mergulho, lista dos vários centro de mergulho registados no portal, possibilidade de efectuar reservas. Em Portugal estão registados 55 centros de mergulho.
Fico sempre maravilhado com as fotografias tiradas pelos vários fotógrafos aquáticos, a natureza é muito bela e "colorida".


SNORKELING, é a prática de nadar equipado com uma máscara de mergulho e um tubo de respiração chamado snorkel. Em águas mais frescas, também pode estar equipado com um fato de mergulho. O uso deste equipamento permite que o snorkeler observe atracções subaquáticas por longos períodos com relativamente pouco esforço e respire enquanto está de frente para baixo na superfície. 

FUN-AZORES-2015, exemplo de um concurso registado e organizado pela Skanphandrus, para ver as fotos dos vencedores, clicar "FUN-AZORES-2015".

FOTOS, todas as fotos publicadas foram obtidas no portal skaphandrus.com.




















Lista de Países (clicar para consultar) para Mergulho e Snorkeling

Europa

BelizeCosta RicaEl SalvadorGuatemalaHondurasMéxicoPanamá.

Médio Oriente
 



Algumas fotos do Luís na Ilha de S. Miguel, Açores

Título: Balistes capriscus
Fotógrafo: Luis Alberto Miguens
Animal Marinho: Balistes capriscus, Gmelin, 1789
Local de Mergulho: Navio Dori, Ilha de S. Miguel, Portugal




Título: Sparisoma cretense
Fotógrafo: Luis Alberto Miguens
Animal Marinho: Sparisoma cretense, (Linnaeus, 1758)
Local de Mergulho: Navio Dori, Ilha de São Miguel, Portugal





















Título: Sabella spallanzanii ou espirógrafo
Fotógrafo: Luis Alberto Miguens
Animal Marinho: Sabella spallanzanii, (Gmelin, 1791)
Local de Mergulho: Navio Dori, Ilha de São Miguel, Portugal























Título: Nudibrânquio
Fotógrafo: Luis Alberto Miguens
Animal Marinho: Felimare picta azorica, (Ortea, Valdés & García-Gómez, 1996)
Local de Mergulho: Navio Dori, Ilha de São Miguel, Portugal






































Título: Salema
Fotógrafo: Luis Alberto Miguens
Animal Marinho: Sarpa salpa, (Linnaeus, 1758)
Local de Mergulho: Ilhéu de Vila Franca, Ilha de São Miguel, Portugal






































Título: verme do fogo, Hermodice carunculata
Fotógrafo: Luis Alberto Miguens
Animal Marinho: Hermodice carunculata, (Pallas, 1766)
Local de Mergulho: Ilhéu de Vila Franca, Ilha de São Miguel, Portugal








































Eu não amo ninguem. Tambem no mundo
Ninguem por mim o peito bater sente,
Ninguem entende meu sofrer profundo,
E rio quando chora a demais gente.


Vivo alheio de todos e de tudo,
Mais callado que o esquife, a Morte e as lousas,
Selvagem, solitario, inerte e mudo,
- Passividade estupida das Cousas.


Fechei, de ha muito, o livro do Passado
Sinto em mim o despreso do Futuro,
E vivo só commigo, amortalhado
N'um egoismo barbaro e escuro.


Rasguei tudo o que li. Vivo nas duras
Regiões dos crueis indifferentes,
Meu peito é um covil, onde, ás escuras,
Minhas penas calquei, como as serpentes.


E não vejo ninguem. Saio sómente
Depois de pôr-se o sol, deserta a rua,
Quando ninguem me espreita, nem me sente,
E, em lamentos, os cães ladram à lua...


["O Selvagem" em "Claridades do Sul" (1875), António Gomes Leal (1848-1921)]