A massa de ar frio foi aquilo a que os media norte-americanos chamaram de ciclone bomba - uma ciclo-génese explosiva, que se caracteriza " por um decréscimo muito acentuado da pressão atmosférica no centro de uma depressão num curto intervalo de tempo", segundo pode ler-se no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Esta nova vaga de frio vai espalhar-se da Nova Inglaterra ao Centro Oeste e mais para sul até às Carolinas, avisaram os meteorologistas, estamos a falar de uma massa de ar do Ártico "que manterá as temperaturas 20 a 30 graus abaixo da média na zona nordeste" do país, prevendo que nos próximos dias poderão vir a ser quebrados recordes de baixas temperaturas e queda de neve.
Um dos alertas para perigos imediatos, "Pode ser muito perigoso. Qualquer pele exposta pode congelar em poucos minutos".
O que me levou a escrever este blogue para além de tudo o que se está a passar a nível humano também está a ter um impacto significativo na natureza que eu desconhecia, principalmente no estado da Florida e Golfo do México, nestas áreas de clima tropical as temperaturas estão entre -1 e 4 graus celsius (quente se compararmos com os -30 e tal do norte). As notícias relatam entre outras, 2 situações:
- "Chuva de iguanas", como já se tinha registado em 2008 e 2010, segundo a Comissão de Conservação da Vida selvagem da Florida as iguanas, como todos os animais de sangue frio imobilizam-se quando as temperaturas descem, com uma temperatura de 10 graus, elas ficam mais lentas, com 4 graus o sangue deixa de circular, adiantando que como as iguanas gostam de estar nas árvores "se ficar suficientemente frio, elas acabam por cair".
- "Tartarugas marinhas que ficam atordoadas com o frio", centenas de tartarugas marinhas foram afectadas pelas baixas temperaturas. Elementos da Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA já tinham resgatado cerca de 3 centenas de tartarugas, as tartarugas marinhas que ficam atordoadas com o frio começam a boiar à superfície, pois são incapazes de nadar. Se boiarem durante muitos dias, correm o risco de desidratar.
No caso das tartarugas verdes deverão depois ser libertadas ao largo da Florida, depois de receberem calor e outros cuidados especiais naquele que é o único hospital do Mundo para tartarugas marinhas.
DIA MUNDIAL DA TARTARUGA, celebrado a 23 de Maio, o Dia da Tartaruga é celebrado internacionalmente com o objectivo de sensibilizar e aumentar o conhecimento da população relativamente a estes répteis.
O RESGATE DE TARTARUGA MAIS VALIOSO DO MUNDO, uma volumosa tartaruga foi resgatada em 19 de Novembro de 2017 pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. Encontrava-se numa situação surpreendente: enredada nas cordas de um contrabando de 26 fardos de cocaína, num total de 800 quilos. O valor da cocaína apreendida foi estimado em 53 milhões de dólares.
FOTOS, foram publicadas as fotos de apoio às notícias.
Fonte: cnn.com |
Fonte: © Frank Cerabino/Twitter |
Boneco de neve em Savannah, Geórgia, sudeste dos Estados Unidos, onde, como na Flórida, nevou inesperadamente em 4 de Janeiro de 2018 - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP |
É impossível que o tempo actual não seja o amanhecer doutra era, onde os homens signifiquem apenas um instinto às ordens da primeira solicitação. Tudo quanto era coerência, dignidade, hombridade, respeito humano, foi-se. Os dois ou três casos pessoais que conheço do século passado, levam-me a concluir que era uma gente naturalmente cheia de limitações, mas digna, direita, capaz de repetir no fim da vida a palavra com que se comprometera no início dela. Além disso heróica nas suas dores, sofrendo-as ao mesmo tempo com a tristeza do animal e a grandeza da pessoa. Agora é esta ferocidade que se vê, esta coragem que não dá para deixar abrir um panarício ou parir um filho sem anestesia, esta tartufice, que a gente chega a perguntar que diferença haverá entre uma humanidade que é daqui, dali, de acolá, conforme a brisa, e uma colónia de bichos que sentem a humidade ou o cheiro do alimento de certo lado, e não têm mais nenhuma hesitação nem mais nenhum entrave.
["É Impossível que o Tempo Actual não Seja o Amanhecer doutra Era" em "Diário (1942)", Miguel Torga (1907-1995)]
Sem comentários:
Enviar um comentário