quarta-feira, 27 de junho de 2018

Regata 8 aos Ilhéus, baía de Angra, Ilha Terceira


Este registo faz com que eu tenha lembranças muito positivas e felizes em várias vertentes: o mar sempre presente; vela de cruzeiro; Açores; Ilha Terceira e Angra do Heroísmo.

Esta regata com 23 anos, em 2018 teve o maior número de participantes que vêm das várias ilhas em veleiros de várias dimensões.
A Regata 8 aos Ilhéus, também conhecida como Angra Bay Cup, é organizada pelo Angra Iate Clube, realiza-se na baía de Angra, na Ilha Terceira. O desafio é partindo da baía de Angra, fazer um oito contornando os ilhéus das Cabras (primeiro pela direita) e o dos Fradinhos, regressando ao ponto de partida fazendo o circuito inverso.

São sempre espectaculares e diferentes as paisagens vistas do mar para terra, como todas as imagens, para além da contemplação, fazem-nos sentir um misto de emoções e em muitas situações ajudam a "matar" saudades.

Esta regata tem-se realizado durante as Festas Sanjoaninas, como curiosidade, muitos participantes nesta regata são participantes noutra regata que termina em Angra do Heroísmo: A Regata das Sanjoaninas Horta/Angra do Heroísmo, uma organização da Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta (Ilha do Faial), cuja partida acontece 2 dias antes.


ILHÉU DAS CABRAS, são constituídos por duas pequeninas ilhas, outrora uma só, situadas frente à costa sul da Ilha Terceira, na freguesia do Porto Judeu. São constituídos pelos restos de um cone vulcânico palagonitizado. São os maiores ilhéus dos Açores, onde se percebe que o vulcão que o originou tem sido desmantelado pela erosão marinha e pelas movimentações tectónicas. 
Com estatuto de Zona de Protecção Especial, o ilhéu maior (Ilhéu Grande), a nascente, tem 147 metros de altura e possui, além de várias furnas, uma grande câmara vulcânica. O ilhéu Pequeno tem 84 metros de altura.
A área total dos dois Ilhéus das Cabras é de cerca de 29 hectares e têm uma linha de costa de 3239 m. O canal que os separa é bastante profundo com cerca 200 m de largura.


ILHÉU DOS FRADINHOS, localiza-se na costa Sul da ilha Terceira, em frente ao Porto Judeu, a cinco milhas náuticas (20 minutos) do porto de Angra do Heroísmo e a sete milhas náuticas (25 minutos) do Porto da Praia da Vitória. Local sobejamente conhecido pela excelência dos mergulhos aí efectuados, a sua formação corresponde ao topo de um cone vulcânico submarino, associado à estrutura tectónica, Rift da Terceira. Elevando-se apenas algumas dezenas de metros acima do nível médio do mar, sendo galgados pelas ondas em dias de tempestade, os Fradinhos são grandes rochedos oceânicos que se elevam quase verticalmente relativamente aos fundos marinhos circundantes. Apresentam na sua parte submersa uma morfologia acidentada com grandes declives, cavidades e planos de fractura verticais.

ANGRA IATE CLUBE, é um clube de desporto náutico localizado no Concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores. Com a promulgação dos seus Estatutos a 27 de Outubro de 1995, constitui-se como Associação para a promoção dos desportos náuticos. No seu curto período de existência o Angra Iate Clube ombreia com os outros Clubes da Região, tanto pela dinâmica imprimida com os eventos realizados na vela de cruzeiro, onde é responsável pela organização de muitas regatas, como pela escola de vela nos escalões de formação onde promove também o encontro de Escolas de Vela dos Açores.

FOTOS, as fotos apresentadas foram obtidas via internet, créditos para Paulo Rascão (MadreMedia), Wikipédia e portais de turismo.

































































“Navegar é uma actividade que não convém aos impostores. Em muitas profissões, podemos iludir os outros e mentir com toda a impunidade. Num barco, sabe-se ou não. Azar daqueles que querem se enganar. O oceano não tem piedade.”

["Memórias do Mar", Eric Tabarly (1931-1998) - foi um velejador/navegador francês, desaparecido no mar da Irlanda em 13 de Junho de 1998]

Sem comentários:

Enviar um comentário