Durante a estadia na Suécia de 1982 a 1984 fomos ver uma competição de náutico-modelismo (barcos) rádio controlados, novidade para mim, forçados por um colega Mário aficionado em tudo o que seja máquina telecomandada, fosse avião, helicóptero, mota, carro, etc. a quem demos o nome de "Ó da máquina".
Assim, num fim-de-semana fomos até um lago próximo em Estocolmo para ver a prova e todo o ambiente à volta. Os concorrentes estavam todos atarefados com a preparação dos barcos, quando chegava a hora da competição os pilotos subiam a uma torre a partir da qual eram comandados os barcos, o público podia circular, apreciar e tirar fotos. Na água havia barcos normais que procediam à recolha dos barcos sinistrados ou avariados, em terra era um típico ambiente de competição, com muita alegria, frustração, stress, quanto às palavras não dominávamos o sueco para perceber!.
Em competição e que poderá ser comprovado pelas fotos tiradas os barcos na água pareciam os "grandes" tal a velocidade, o aspecto do barco com publicidade e uma réplica de piloto, as curvas espectaculares, a perícia dos pilotos e a competição entre eles. Como os motores eram a gasolina para além do barulho também era possível sentir o cheiro.
Estivemos entretidos uma tarde inteira, o tempo foi passando e regressamos ao final da tarde a casa bem dispostos.
Antes de escrever este blogue estive a pesquisar por modelos actuais de barcos rádio controlados para poder ficar com uma ideia acerca de preços e especificações técnicas. Seleccionei o site "rtr-modelismo.com", no modelo "SPARTAN RTR", fabricado pela TRAXXAS, com custo unitário de 539,95 €, com as seguintes especificações técnicas:
Características :Fiquei impressionado com a velocidade de 48 km/h sobre a água, no mesmo site podemos ver um vídeo de um teste efectuado com uma câmara montada no barco, dá para se ficar com uma ideia. Veja o vídeo aqui.
Necessita :
- Velocidade de origem : +/- 48 Km/h
- Equipado com rádio Traxxas Link em 2.4Ghz
- O kit incluí 2 baterias Nimh de 8.4v
- Motor brushless Velineon com arrefecimento a água
- Variador XL-6 compatível com o uso de bateria Li-po até 6S
- Casco em V para optimização de massas
- Suportes de baterias ajustáveis com fitas eficazes para segurar as baterias colocadas no modelo
- 8 pilhas AA para o comando
- Carregador para as baterias do modelo
A competição com os pilotos na torre. |
Preparação da partida |
A partida |
A competição |
A recolha dos sinistrados e avariados, muitos viravam e ficavam ao contrário. |
Final da competição e da tarde. |
Havia esta beleza no parque de estacionamento, foi objecto da nossa admiração, comentários e fotos.
Muita gente só é capaz de uma felicidade reduzida: o facto de a sua sensatez não poder proporcionar-lhes mais felicidade não constitui um argumento contra ela, não mais do que se deve ver um argumento contra a medicina no facto de serem algumas pessoas incuráveis e outras sempre doentias. Que cada um possa ter a hipótese de encontrar justamente a concepção da vida que lhe permita realizar o seu máximo de felicidade: isso não impede necessariamente que a sua vida permaneça lastimável e pouco invejável.
["Cada um Tem o Seu Conceito de Felicidade" em "Aurora" (1881), Friedrich Nietzsche (1844-1900)]