A Praia Grande é uma praia do concelho de Sintra, integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais. Conforme o nome indica tem um areal relativamente extenso. Normalmente tem uma forte ondulação com óptimas condições para a prática do surf e do bodyboard. Nesta praia, todos os anos, disputam-se diversas provas de desportos náuticos, entre eles o campeonato mundial de bodyboard.
Possui uma piscina oceânica no extremo norte integrada num complexo hoteleiro, enquanto que a sul existem vestígios de pegadas de dinossauros do período cretácico com cerca de 110 a 115 milhões de anos. As pegadas encontram-se marcadas na escarpa sul da arriba que se caracteriza por grandes blocos xistosos, perpendiculares à linha de mar - um total 66 pegadas, das quais 51 distribuídas por 11 rastos, parecendo as restantes estar isoladas. 0s rastos parecem ter sido feitos por animais bípedes.
Em 1973 nós estávamos a morar em Massamá (na altura havia um núcleo central e quintas a toda a volta, que diferença para a "versão" actual), éramos servidos por carreiras de autocarros e entre eles havia uma carreira da Companhia Sintra-Atlântico com origem nas Azenhas do Mar e destino Lisboa. Aproveitando essa carreira no verão de 1973 eu e o meu irmão passamos férias no complexo das piscinas da Praia Grande, compramos acessos para 15 dias com desconto de quantidade, assim, de manhã cedo apanhávamos a camioneta com destino à Praia Grande e retornávamos na última carreira às 18h30m. Era um porta a porta muito cómodo em que se aproveitava para dormir um pouco em cada sentido.
De manhã ao chegar à piscina ainda a estavam a encher com a água do mar, as manhãs na piscina e praia começavam tarde devido à sombra provocada pelo complexo e monte ao longo da praia, por este motivo ainda esperávamos algum tempo até ao primeiro mergulho do dia.
Passávamos dias inteiros na piscina com aluguer de cadeira para os banhos de sol, sempre que queríamos tínhamos acesso ao café/restaurante no 1.º andar do complexo para comidas e bebidas.
Foram talvez os 15 dias mais descansados de férias que tive.
Depois destas férias ainda fui umas dezenas de vezes a esta piscina algumas delas já com a minha filha, que bom mergulhar nas águas quentes da piscina dos mais pequenos.
Em Março de 2014 fiquei muito impressionado com a violência da tempestade que se abateu sobre a Praia Grande, o mar a galgar a terra, a altura das ondas ao nível do telhado do bloco de apartamentos situado na marginal da praia, a marginal parecia um rio a correr em direcção ao mar. Impressionante e que nos deve deixar a todos muito atentos para o futuro.
PISCINA OCEÂNICA, é uma das maiores piscinas de água salgada da Europa, é dentro do mar e o seu comprimento é de 100 metros! É constituída por dois planos de água, um para crianças, com uma profundidade até 0,65 metros e outro para adultos, com uma profundidade compreendida entre os 0,80 metros e os 3,95 metros. A temperatura média da água situa-se entre os 19ºC e os 24ºC, sendo que a água vem directamente do mar. A plataforma de saltos tem 2 pranchas, cada uma a 3,10 metros de altura.
Encontrasse em regime de livre trânsito, permitindo assim a livre circulação, tanto dentro como fora da área do hotel. Todos os anos abre em meados de Maio.
ARRIBAS SINTRA HOTEL ***, a piscina oceânica faz parte do complexo deste hotel que se classifica com o "O Hotel mais ocidental da Europa", com o slogan "Sobre o MAR. Uma experiência única!". Veja o vídeo aqui.
VERT MAGAZINE, o crowd é garantido pela Praia Grande, mas as ondas também. Na água, o nível é sempre dos mais altos ou não servissem as suas ondas de palco de treinos aos melhores bodyboarders da Grande Lisboa, Cascais e Carcavelos.
- Tipo de onda: Tubular e com força acima da média.
- Picos usuais: Canto do morto, esquerda da Galé, direita e esquerda do hotel (a meio da praia) e direita da piscina.
- Melhor swell: Oeste, mas também funciona com swell de sul.
- Melhor vento: Leste, mas o sul também dá.
- Tamanho: No verão a média é 1m com muitos dias de 1,5m. No máximo pode dar entre 2,5 a 4 metros em alguns picos como, por exemplo, a esquerda do morto, com condições ideais e muito sol.
A praia em ambiente de prova desportiva. |
Escarpa sul, blocos xistosos, perpendiculares ao mar |
Pegadas |
Complexo da Piscina da Praia Grande
A tempestade em Março de 2014
O mar a galgar terra até à marginal. |
Ondas contra a parede da marginal com altura do bloco de apartamentos. |
Companhia Sintra-Atlântico
Ao contrário da ideia assente
A palavra não é criadora de um mundo;
O homem fala como o cão ladra
Para exprimir raiva, ou medo.
O prazer é silencioso,
Tal como o é o estado de felicidade.
["O Prazer é Silencioso" em "A Possibilidade de uma Ilha" (2005), Michel Houellebecq (1958)]
Sem comentários:
Enviar um comentário