sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Prova de náutico-modelismo rádio controlado, Estocolmo, Suécia.



Durante a estadia na Suécia de 1982 a 1984 fomos ver uma competição de náutico-modelismo (barcos) rádio controlados, novidade para mim, forçados por um colega Mário aficionado em tudo o que seja máquina telecomandada, fosse avião, helicóptero, mota, carro, etc. a quem demos o nome de "Ó da máquina". 

Assim, num fim-de-semana fomos até um lago próximo em Estocolmo para ver a prova e todo o ambiente à volta. Os concorrentes estavam todos atarefados com a preparação dos barcos, quando chegava a hora da competição os pilotos subiam a uma torre a partir da qual eram comandados os barcos, o público podia circular, apreciar e tirar fotos. Na água havia barcos normais que procediam à recolha dos barcos sinistrados ou avariados, em terra era um típico ambiente de competição, com muita alegria, frustração, stress, quanto às palavras não dominávamos o sueco para perceber!.

Em competição e que poderá ser comprovado pelas fotos tiradas os barcos na água pareciam os "grandes" tal a velocidade, o aspecto do barco com publicidade e uma réplica de piloto, as curvas espectaculares, a perícia dos pilotos e a competição entre eles. Como os motores eram a gasolina para além do barulho também era possível sentir o cheiro.

Estivemos entretidos uma tarde inteira, o tempo foi passando e regressamos ao final da tarde a casa bem dispostos.

Antes de escrever este blogue estive a pesquisar por modelos actuais de barcos rádio controlados para poder ficar com uma ideia acerca de preços e especificações técnicas. Seleccionei o site "rtr-modelismo.com", no modelo "SPARTAN RTR", fabricado pela TRAXXAS, com custo unitário de 539,95 €, com as seguintes especificações técnicas:
Características :
  • Velocidade de origem : +/- 48 Km/h
  • Equipado com rádio Traxxas Link em 2.4Ghz
  • O kit incluí 2 baterias Nimh de 8.4v
  • Motor brushless Velineon com arrefecimento a água
  • Variador XL-6 compatível com o uso de bateria Li-po até  6S
  • Casco em V para optimização de massas
  • Suportes de baterias ajustáveis com fitas eficazes para segurar as baterias colocadas no modelo
Necessita :
  • 8 pilhas AA para o comando
  • Carregador para as baterias do modelo
Fiquei impressionado com a velocidade de 48 km/h sobre a água, no mesmo site podemos ver um vídeo de um teste efectuado com uma câmara montada no barco, dá para se ficar com uma ideia. Veja o vídeo aqui.



MODELISMO, o modelismo é a recriação, em escala reduzida, de modelos de carros, navios, aviões, helicópteros, comboios, entre outros. Essas recriações podem se destinar a actividades profissionais, mas, de um modo geral têm carácter recreativo. Existem os seguintes tipos entre outros (fonte Wikipédia):
  • Aeromodelismo - é a construção de modelos, em escala reduzida, de estruturas aeronáuticas e aeroespaciais (aviões, balões, foguetes etc.);
  • Auto-modelismo - é a prática de modelismo em automóveis, que podem ser de controle remoto ou estáticos. Entre os auto-modelos de controle remoto existem os movidos a combustível ou eléctricos;
  • Ferro-modelismo - é a prática do modelismo ferroviário, este passatempo pode assumir diversas facetas, desde a simples exibição de miniaturas em cenas reduzidas à construção integral de complexas maquetas onde miniaturas de composições ferroviárias circulam nas ferro-vias, em ambiente que reproduz detalhadamente uma determinada região, com as suas características geográficas mais relevantes;
  • Hélio-modelismo - é a construção em miniatura de helicópteros (civis e militares), mantendo suas mesmas características para voo, normalmente, com controlo remoto, utilizando motores a explosão (combustão interna) e eléctricos;
  • Náutico-modelismo - o mesmo que navio-modelismo, o náutico-modelismo é a construção de modelos reduzidos de veleiros, transatlânticos, barcos e navios (civis e militares);
  • Plástico-modelismo - todos os modelos são necessariamente feitos de material plástico, destacadamente da família do estireno, sendo que alguns "kits" podem ter (ou permitir a adaptação de) motores ou formas de propulsão ou locomoção. São simples modelos plásticos em escala. Existem plástico-modelos de vários tipos, como de aviação (civil ou militar), veículos civis, carros de competição, motos, militaria (carro de combate, transporte especializado, canhões e peças de artilharia), navios e embarcações e até mesmo de figuras.

RÁDIO CONTROLADO, o modelo é controlado por meio de um rádio de controle remoto e é, actualmente, a mais praticada dividindo-se em duas modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor: modelos com motores a explosão (combustão interna) e os modelos com motores eléctricos.

COMBUSTÃO INTERNA, os modelos de combustão utilizam como principal combustível o metanol, com uma percentagem de nitro-metano que vai até uns 40%, sendo aconselhável, para maior durabilidade, não ultrapassar os 20% a 25% misturado com óleo 2 tempos, geralmente sintético, mas por vezes à base de rícino.

FOTOS, as fotos publicadas foram tiradas por mim no formato slide, mais tarde digitalizadas mas a qualidade não é a melhor .





























A competição com os pilotos na torre.

Preparação da partida


A partida

A competição






























































A recolha dos sinistrados e avariados, muitos viravam e ficavam ao contrário.

Final da competição e da tarde.














Havia esta beleza no parque de estacionamento, foi objecto da nossa admiração, comentários e fotos.










Muita gente só é capaz de uma felicidade reduzida: o facto de a sua sensatez não poder proporcionar-lhes mais felicidade não constitui um argumento contra ela, não mais do que se deve ver um argumento contra a medicina no facto de serem algumas pessoas incuráveis e outras sempre doentias. Que cada um possa ter a hipótese de encontrar justamente a concepção da vida que lhe permita realizar o seu máximo de felicidade: isso não impede necessariamente que a sua vida permaneça lastimável e pouco invejável.

["Cada um Tem o Seu Conceito de Felicidade" em "Aurora" (1881), Friedrich Nietzsche (1844-1900)]


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