Durante a nossa estadia na Suécia de 1982 a 1984, lemos e ouvimos acerca de uma ilha com vestígios da era viking, essa ilha chama-se Björkö e fazia parte dos vários roteiros dos cruzeiros, assim planeamos uma visita.
A ilha de Björkö fica localizada no Lago Mälaren, a cerca de 30 quilómetros a oeste da cidade actual de Estocolmo. Na ilha fica a cidade viking de Birka, considerada a primeira cidade da Suécia (750-960 DC), terá sido um dos centros comerciais mais importantes para os Vikings. Na altura o nível das águas do mar era mais elevado por esse motivo estava ligada directamente ao Mar Báltico.
O mercado local oferecia peles do Norte da Suécia, escravos, e artigos de luxo trazidos pelos vikings da Rússia, de Bizâncio, da Ásia Central e do Médio Oriente. Possivelmente foi destruída por vikings dinamarqueses, e pelo rei norueguês Olavo o Santo por volta de 1007.
Birka também foi importante como o local da primeira congregação cristã na Suécia, fundada em 831 por St Ansgar.
Na data agendada em 1983 iniciamos o cruzeiro com destino à ilha cuja visita seria documentada e explicada por um guia, a viagem durou cerca de duas horas. Chegada à ilha iniciamos o percurso todo a pé com paragens nos vários campos com eventuais vestígios arqueológicos acompanhando as explicações do guia. Na altura ficámos um pouco desiludidos com o que vimos dados ser muito escasso para as expectativas criadas na nossa cabeça, a grande culpa é das construções da época serem todas em madeira e ser muito difícil haver vestígios (bastava haver um incêndio).
Segundo as pesquisas efectuadas para actualização, em 1993 foi declarado património mundial da UNESCO (passados 10 anos depois da nossa estadia), foram sendo feitas escavações anteriores e posteriores à declaração. Pelo visto no site “www.birkavikingastaden.se" a situação actual que pode ser mostrada aos turistas e visitantes não tem nada a ver com o visitado por nós na altura, existem reproduções, reconstituições, simulações, museus, cafés e restaurantes, etc.
Nos achados, um anel de prata de uma tumba da Era Viking em Birka é o primeiro anel com inscrição árabe da época encontrada na Escandinávia.
VIKINGS, a designação de vikings não deve ser atribuída a todos os escandinavos em geral da altura mas somente aqueles que foram num "viking", que significa uma viagem num barco.
MELHORES MARINHEIROS DE TODOS OS TEMPOS, os vikings foram provavelmente os melhores marinheiros de todos os tempos, viajaram da América (antes de Cristóvão Colombo) para a Arábia. Os seus barcos eram bastante pequenos em comparação com as grandes frotas, mas eram muito rápidos.
VIKINGS NÃO ERAM PIRATAS, os vikings não eram piratas, eram guerreiros mas preferiam negociar o que pudessem. É um mito, os vikings não usavam capacetes com chifres.
FOTOS, as fotos de suporte ao texto foram obtidas a partir dos sites da wikipédia e de www.birkavikingastaden.se.
Uma reconstituição da cidade, ver a imagem actual. |
Parte da cidade no cenário actual (fortificação). |
A cruz de Santo Ansgário
(Ansgar)
Escavações na procura de
vestígios em terra preta em 1991 e outra em 2004
Reconstituição de barcos
e casas
Qualquer um pode ser bom no campo. Lá não há tentações. É por isso que as pessoas que não vivem na cidade são tão terrivelmente bárbaras. A civilização não é de modo nenhum uma coisa fácil de atingir. Há duas maneiras de um homem a alcançar. Uma é pela cultura e outra é pela corrupção. As pessoas do campo não têm qualquer oportunidade de praticar nenhuma delas e, por conseguinte, estagnam.
["A cultura e a corrupção" em "O retrato de Dorian Gray" (1890), Oscar Wilde (1854-1900)]
Sem comentários:
Enviar um comentário