A RTP2 está a transmitir uma série sueca chamada "MODUS" com o titulo em português "A TEIA", vi a primeira série de 8 episódios que se passava entre a cidade de Uppsala e a de Estocolmo, a segunda série começou em Dezembro e passa-se na cidade de Estocolmo, aparecendo grandes planos do velho veleiro AF Chapman atracado na Ilha de Skeppsholmen que é uma Pousada da Juventude e que na série serve de posto de comando da policia sueca. Trouxe-me muitas boas memórias porque este veleiro salta à vista de vários ângulos quando andamos na cidade, no meu caso tudo começou em 1980 no Inter-rail, de 1982 a 1984 com a estadia na Suécia e agora com a série porque aparece em todos os episódios e continua a ser uma Pousada de Juventude.
Skeppsholmen é uma das ilhas de Estocolmo. Está ligada às Ilhas de Blasieholmen e Kastellholmen por pontes. É acessível a pé pelo parque de Kungsträdgården, passando o Grand Hotel e o Nationalmuseum. Também é acessível por barco a partir de Slussen, Djurgården ou Nybroplan.
O seu posicionamento estratégico na entrada do Mar Báltico para Estocolmo, tradicionalmente tem sido a localização de vários edifícios militares. Hoje, a presença militar é baixa e vários museus estão lá localizados: Museu de Arte Moderna, o principal museu de arte moderna de Estocolmo, o museu arquitetónico, no mesmo edifício e Östasiatiska Muséet (museu do Leste-Asiático). Encontra-se também na ilha Teater Galeasen, na margem sul está o velho veleiro de AF Chapman, que é utilizado como pousada da juventude. O Festival de Jazz de Estocolmo é um evento anual no verão realizado em Skeppsholmen.
Era nesta ilha que durante a nossa estadia de 1982 a 1984 se encontrava a sede da Lusitânia APE - Associação dos Portugueses em Estocolmo (fundada em 1972), visitamos algumas vezes mas encontramos sempre poucos portugueses e os que lá estavam queixavam-se do mesmo. Pela pesquisa efectuada continua a existir mas a sede agora é noutro local.
Devo dizer que sou um fã de todas as séries transmitidas à noite na RTP2, muito boa qualidade e diversidade de origens.
Sobe a série MODUS (A Teia), é um thriller sueco que adapta Pengemannen, o quarto livro da série literária de sucesso Vik/Stubø, da norueguesa Anne Holt.
Introdução à série 1, MODUS (2015),
Inger Johanne Vik, uma psicóloga e investigadora criminal, abandonou o FBI e está de volta à Suécia para ensinar. Mas um assassinato cuja única testemunha é Stina, a sua filha autista, leva Inger a envolver-se na investigação de uma série de mortes perturbadoras, onde conhece Ingvar Nyman, um detective da polícia nacional sueca.
Pouco depois desse assassinato, na véspera de Natal, Nyman é enviado a Uppsala para investigar o homicídio da episcopisa Elisabeth Lindgren. Em Estocolmo, outros corpos começam a aparecer e, embora as causas das mortes sejam diferentes, Inger começa a perceber um padrão.
Prontamente, Nyman e Inger juntam-se na perseguição frenética de um assassino em série. (Fonte RTP2)
Introdução à série 2, MODUS II (2017),
Quatro anos depois, descobrimos as razões pelas quais Inger Johanne Vik fugiu de Washington, onde trabalhava para o FBI, e regressou à Suécia natal. Mas ficará tudo isso no passado? Helen Tyler, presidente dos Estados Unidos, está em Estocolmo, na Suécia, para uma visita oficial. Com ela está Warren Schifford, o ex-mentor de Inger Johannes no FBI e o aliado mais próximo da Presidente.
A psicóloga Inger Johanne Vik, agora numa relação com o detective Ingvar Nymann, da Polícia Nacional, vê-se arrastada para uma série de eventos imprevisíveis e vai ser forçada a enfrentar segredos dolorosos do passado.
As diferenças de cultura são evidentes entre os agentes da polícia nacional sueca e os agentes federais americanos, principalmente quando é descoberto o cadáver de um dos guarda-costas da Presidente, e esta é raptada.
O inimigo que enfrentam é mais poderoso do que podiam imaginar… (Fonte RTP2)
VELEIRO AF CHAPMAN, construído em 1888, de 1888 até 1915 teve bandeira inglesa, de 1915 até ao presente com bandeira sueca. Veleiro construindo em aço, com 88,4 metros de comprimento, três mastros, como pousada de juventude tem 285 camas, o último restauro ocorreu em 2008.
LUSITÂNIA APE, a Lusitânia APE é uma associação fundada em 1972 por um grupo de portugueses residentes na Suécia que tem como objectivo a dinamização do convívio entre os elementos da comunidade Portuguesa residente na área de Estocolmo e arredores. Divulgar a cultura portuguesa na suécia. A criação de eventos para celebrar os nossos feriados nacionais com gastronomia e musica portuguesa são uma prioridade no nosso calendário de atividades bem como eventos culturais para a comunidade sueca para promover a cultura portuguesa. Estamos também envolvidos em projectos direccionados à comunidade, tais como, actividades infantojuvenis “Projecto Brincar em Português” e workshops culturais e informativos. Veja o vídeo aqui.
FOTOS, as fotos publicadas para além das minhas tem como origem RTP2, Wikipédia e sites turísticos.
O veleiro AF Chapman, foto tirada em 1982 do Palácio Real. |
O veleiro AF Chapman, foto tirada em 1982 de Slussen. |
MODUS I |
MODUS II |
No meio da ponte para Skeppsholmen vista para o Palácio Real |
Veleiro Chapman |
285 camas
Veleiro AF Chapman |
Também eu trago a saudade
nos sentidos
se dissesse que não
era mentira
Também eu perdi um cão
casas
rios
Mas hoje
tenho mulher
amigos
e uma saudade mais real
é que me inspira
["Também Eu Trago a Saudade" em "Novos Poemas Quotidianos" (1959), António Reis (1927-1991)]
Sem comentários:
Enviar um comentário