sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Biscoitos, Praia da Victória, Ilha Terceira, Açores


Na ronda pelas piscinas naturais da Ilha Terceira continuo por Biscoitos, onde íamos muitas vezes passear e fazer piqueniques na Serreta, a paisagem junto ao mar faz lembrar muito a Ilha do Pico. No meio das rochas basálticas foram construindo várias piscinas que juntamente com o microclima da zona fazem dela uma excelente zona balnear.

Trata-se de uma zona de importante tradição vinícola justamente por a terra queimada ser pobre e pouco mais dar do que vinha que ainda assim tem de ser protegida das intempéries por curraletas feitos com a própria pedra basilar, semelhante ao processo de cultivo de Porto Martins e da Ilha do Pico. 
O vinho Verdelho aqui produzido é de excelente qualidade e com grande tradição, já era usado nas naus nos tempos dos descobrimentos portugueses pois era um produto que se aguentava bem no mar.

Filme disponibilizado no site da Junta de Freguesia de Biscoitos sobre a freguesia onde se poderá ficar com uma pequena ideia da mesma e a sua zona balnear. Para ver o video.



BISCOITOS, O nome Biscoitos é dado aos terrenos formados pelas lavas provenientes de erupções vulcânicas.

VERDELHO, este vinho, um dos que mais tradição têm nos Açores, é detentor da designação "Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada". A uva é cultivada nas ilhas com registos que recuam quase ao início do povoamento dada a sua resistência ao mar, produzem um vinho licoroso que se caracteriza por um elevado teor alcoólico, geralmente em torno dos 17º. Têm uma cor agradável, algo entre o ouro velho e o ouro palha, com laivos esverdeados.

FOTO, a foto inicial que publico mostra parte da povoaçã0, foi tirada das piscinas naturais para terra em Fevereiro de 2009 durante as minhas férias na ilha.
















"Curraletas" (Fonte Junta Freguesia de Biscoitos)







 








O Museu do Vinho dos Biscoitos procura contar os 430 anos de história da cultura da vinha na freguesia dos Biscoitos e que igualmente procura integrar-se na tradicional paisagem de produção de vinho dos biscoitos, actualmente Região Demarcada. Neste museu é possível ver todo o processo de produção de vinho, desde o cultivo da videira até à maturação da vinha e à transformação desta em vinho ou nos seus subprodutos.

Impacto visível após o sismo de 1980 (Fonte Junta Freguesia de Biscoitos)



Zona Balnear de Biscoitos

Instalações de apoio e entrada para a zona balnear.



Não está ninguém na zona balnear, porque será? (Fonte Junta Freguesia de Biscoitos)



Meu Primo Chico Maria,
Maioral do meu concelho,
Alfenete de oiro puro
Como vinho de verdelho!

Meu Primo Chico Maria,
Nem visconde nem barão;
Pinheiros da tua casta
Não querem escoras, não!

Meu Primo Chico Maria!
Nas tuas pipas de vinho
Cabia o mar dos Biscoitos
E o povo do Raminho…

Meu Primo Chico Maria,
Dono da Agualva e Fontinhas!
Dizei-me se lá do Céu
Tendes saudades das vinhas…



[Poema em "Festa Redonda Décimas & Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira" (1950), Vitorino Nemésio (1901-1978)]


Sem comentários:

Enviar um comentário