sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Prova de náutico-modelismo rádio controlado, Estocolmo, Suécia.



Durante a estadia na Suécia de 1982 a 1984 fomos ver uma competição de náutico-modelismo (barcos) rádio controlados, novidade para mim, forçados por um colega Mário aficionado em tudo o que seja máquina telecomandada, fosse avião, helicóptero, mota, carro, etc. a quem demos o nome de "Ó da máquina". 

Assim, num fim-de-semana fomos até um lago próximo em Estocolmo para ver a prova e todo o ambiente à volta. Os concorrentes estavam todos atarefados com a preparação dos barcos, quando chegava a hora da competição os pilotos subiam a uma torre a partir da qual eram comandados os barcos, o público podia circular, apreciar e tirar fotos. Na água havia barcos normais que procediam à recolha dos barcos sinistrados ou avariados, em terra era um típico ambiente de competição, com muita alegria, frustração, stress, quanto às palavras não dominávamos o sueco para perceber!.

Em competição e que poderá ser comprovado pelas fotos tiradas os barcos na água pareciam os "grandes" tal a velocidade, o aspecto do barco com publicidade e uma réplica de piloto, as curvas espectaculares, a perícia dos pilotos e a competição entre eles. Como os motores eram a gasolina para além do barulho também era possível sentir o cheiro.

Estivemos entretidos uma tarde inteira, o tempo foi passando e regressamos ao final da tarde a casa bem dispostos.

Antes de escrever este blogue estive a pesquisar por modelos actuais de barcos rádio controlados para poder ficar com uma ideia acerca de preços e especificações técnicas. Seleccionei o site "rtr-modelismo.com", no modelo "SPARTAN RTR", fabricado pela TRAXXAS, com custo unitário de 539,95 €, com as seguintes especificações técnicas:
Características :
  • Velocidade de origem : +/- 48 Km/h
  • Equipado com rádio Traxxas Link em 2.4Ghz
  • O kit incluí 2 baterias Nimh de 8.4v
  • Motor brushless Velineon com arrefecimento a água
  • Variador XL-6 compatível com o uso de bateria Li-po até  6S
  • Casco em V para optimização de massas
  • Suportes de baterias ajustáveis com fitas eficazes para segurar as baterias colocadas no modelo
Necessita :
  • 8 pilhas AA para o comando
  • Carregador para as baterias do modelo
Fiquei impressionado com a velocidade de 48 km/h sobre a água, no mesmo site podemos ver um vídeo de um teste efectuado com uma câmara montada no barco, dá para se ficar com uma ideia. Veja o vídeo aqui.



MODELISMO, o modelismo é a recriação, em escala reduzida, de modelos de carros, navios, aviões, helicópteros, comboios, entre outros. Essas recriações podem se destinar a actividades profissionais, mas, de um modo geral têm carácter recreativo. Existem os seguintes tipos entre outros (fonte Wikipédia):
  • Aeromodelismo - é a construção de modelos, em escala reduzida, de estruturas aeronáuticas e aeroespaciais (aviões, balões, foguetes etc.);
  • Auto-modelismo - é a prática de modelismo em automóveis, que podem ser de controle remoto ou estáticos. Entre os auto-modelos de controle remoto existem os movidos a combustível ou eléctricos;
  • Ferro-modelismo - é a prática do modelismo ferroviário, este passatempo pode assumir diversas facetas, desde a simples exibição de miniaturas em cenas reduzidas à construção integral de complexas maquetas onde miniaturas de composições ferroviárias circulam nas ferro-vias, em ambiente que reproduz detalhadamente uma determinada região, com as suas características geográficas mais relevantes;
  • Hélio-modelismo - é a construção em miniatura de helicópteros (civis e militares), mantendo suas mesmas características para voo, normalmente, com controlo remoto, utilizando motores a explosão (combustão interna) e eléctricos;
  • Náutico-modelismo - o mesmo que navio-modelismo, o náutico-modelismo é a construção de modelos reduzidos de veleiros, transatlânticos, barcos e navios (civis e militares);
  • Plástico-modelismo - todos os modelos são necessariamente feitos de material plástico, destacadamente da família do estireno, sendo que alguns "kits" podem ter (ou permitir a adaptação de) motores ou formas de propulsão ou locomoção. São simples modelos plásticos em escala. Existem plástico-modelos de vários tipos, como de aviação (civil ou militar), veículos civis, carros de competição, motos, militaria (carro de combate, transporte especializado, canhões e peças de artilharia), navios e embarcações e até mesmo de figuras.

RÁDIO CONTROLADO, o modelo é controlado por meio de um rádio de controle remoto e é, actualmente, a mais praticada dividindo-se em duas modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor: modelos com motores a explosão (combustão interna) e os modelos com motores eléctricos.

COMBUSTÃO INTERNA, os modelos de combustão utilizam como principal combustível o metanol, com uma percentagem de nitro-metano que vai até uns 40%, sendo aconselhável, para maior durabilidade, não ultrapassar os 20% a 25% misturado com óleo 2 tempos, geralmente sintético, mas por vezes à base de rícino.

FOTOS, as fotos publicadas foram tiradas por mim no formato slide, mais tarde digitalizadas mas a qualidade não é a melhor .





























A competição com os pilotos na torre.

Preparação da partida


A partida

A competição






























































A recolha dos sinistrados e avariados, muitos viravam e ficavam ao contrário.

Final da competição e da tarde.














Havia esta beleza no parque de estacionamento, foi objecto da nossa admiração, comentários e fotos.










Muita gente só é capaz de uma felicidade reduzida: o facto de a sua sensatez não poder proporcionar-lhes mais felicidade não constitui um argumento contra ela, não mais do que se deve ver um argumento contra a medicina no facto de serem algumas pessoas incuráveis e outras sempre doentias. Que cada um possa ter a hipótese de encontrar justamente a concepção da vida que lhe permita realizar o seu máximo de felicidade: isso não impede necessariamente que a sua vida permaneça lastimável e pouco invejável.

["Cada um Tem o Seu Conceito de Felicidade" em "Aurora" (1881), Friedrich Nietzsche (1844-1900)]


quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Ilha de Skeppsholmen, Estocolmo, Suécia.


A RTP2 está a transmitir uma série sueca chamada "MODUS" com o titulo em português "A TEIA", vi a primeira série de 8 episódios que se passava entre a cidade de Uppsala e a de Estocolmo, a segunda série começou em Dezembro e passa-se na cidade de Estocolmo, aparecendo grandes planos do velho veleiro AF Chapman atracado na Ilha de Skeppsholmen que é uma Pousada da Juventude e que na série serve de posto de comando da policia sueca. Trouxe-me muitas boas memórias porque este veleiro salta à vista de vários ângulos quando andamos na cidade, no meu caso tudo começou em 1980 no Inter-rail, de 1982 a 1984 com a estadia na Suécia e agora com a série porque aparece em todos os episódios e continua a ser uma Pousada de Juventude.

Skeppsholmen é uma das ilhas de Estocolmo. Está ligada às Ilhas de Blasieholmen e Kastellholmen por pontes. É acessível a pé pelo parque de Kungsträdgården, passando o Grand Hotel e o Nationalmuseum. Também é acessível por barco a partir de Slussen, Djurgården ou Nybroplan.
O seu posicionamento estratégico na entrada do Mar Báltico para Estocolmo, tradicionalmente tem sido a localização de vários edifícios militares. Hoje, a presença militar é baixa e vários museus estão lá localizados: Museu de Arte Moderna, o principal museu de arte moderna de Estocolmo, o museu arquitetónico, no mesmo edifício e Östasiatiska Muséet (museu do Leste-Asiático). Encontra-se também na ilha Teater Galeasen, na margem sul está o velho veleiro de AF Chapman, que é utilizado como pousada da juventude. O
Festival de Jazz de Estocolmo é um evento anual no verão realizado em Skeppsholmen.

Era nesta ilha que durante a nossa estadia de 1982 a 1984 se encontrava a sede da Lusitânia APE - Associação dos Portugueses em Estocolmo (fundada em 1972), visitamos algumas vezes mas encontramos sempre poucos portugueses e os que lá estavam queixavam-se do mesmo. Pela pesquisa efectuada continua a existir mas a sede agora é noutro local.

Devo dizer que sou um fã de todas as séries transmitidas à noite na RTP2, muito boa qualidade e diversidade de origens.

Sobe a série MODUS (A Teia), é um thriller sueco que adapta Pengemannen, o quarto livro da série literária de sucesso Vik/Stubø, da norueguesa Anne Holt.

Introdução à série 1, MODUS (2015),

Inger Johanne Vik, uma psicóloga e investigadora criminal, abandonou o FBI e está de volta à Suécia para ensinar. Mas um assassinato cuja única testemunha é Stina, a sua filha autista, leva Inger a envolver-se na investigação de uma série de mortes perturbadoras, onde conhece Ingvar Nyman, um detective da polícia nacional sueca.
Pouco depois desse assassinato, na véspera de Natal, Nyman é enviado a Uppsala para investigar o homicídio da episcopisa Elisabeth Lindgren. Em Estocolmo, outros corpos começam a aparecer e, embora as causas das mortes sejam diferentes, Inger começa a perceber um padrão.
Prontamente, Nyman e Inger juntam-se na perseguição frenética de um assassino em série.
 
(Fonte RTP2)
Introdução à série 2, MODUS II (2017),
Quatro anos depois, descobrimos as razões pelas quais Inger Johanne Vik fugiu de Washington, onde trabalhava para o FBI, e regressou à Suécia natal. Mas ficará tudo isso no passado? Helen Tyler, presidente dos Estados Unidos, está em Estocolmo, na Suécia, para uma visita oficial. Com ela está Warren Schifford, o ex-mentor de Inger Johannes no FBI e o aliado mais próximo da Presidente.
A psicóloga Inger Johanne Vik, agora numa relação com o detective Ingvar Nymann, da Polícia Nacional, vê-se arrastada para uma série de eventos imprevisíveis e vai ser forçada a enfrentar segredos dolorosos do passado.
As diferenças de cultura são evidentes entre os agentes da polícia nacional sueca e os agentes federais americanos, principalmente quando é descoberto o cadáver de um dos guarda-costas da Presidente, e esta é raptada.
O inimigo que enfrentam é mais poderoso do que podiam imaginar…
(Fonte RTP2)

VELEIRO AF CHAPMAN, construído em 1888, de 1888 até 1915 teve bandeira inglesa, de 1915 até ao presente com bandeira sueca. Veleiro construindo em aço, com 88,4 metros de comprimento, três mastros, como pousada de juventude tem 285 camas, o último restauro ocorreu em 2008. 

LUSITÂNIA APE, a Lusitânia APE é uma associação fundada em 1972 por um grupo de portugueses residentes na Suécia que tem como objectivo a dinamização do convívio entre os elementos da comunidade Portuguesa residente na área de Estocolmo e arredores. Divulgar a cultura portuguesa na suécia. A criação de eventos para celebrar os nossos feriados nacionais com gastronomia e musica portuguesa são uma prioridade no nosso calendário de atividades bem como eventos culturais para a comunidade sueca para promover a cultura portuguesa. Estamos também envolvidos em projectos direccionados à comunidade, tais como, actividades infantojuvenis “Projecto Brincar em Português” e workshops culturais e informativos. Veja o vídeo aqui.

FOTOS, as fotos publicadas para além das minhas tem como origem RTP2, Wikipédia e sites turísticos.


O veleiro AF Chapman, foto tirada em 1982 do Palácio Real.

O veleiro AF Chapman, foto tirada em 1982 de Slussen.
MODUS I
MODUS II













No meio da ponte para Skeppsholmen vista para o Palácio Real

Veleiro Chapman

 
285 camas



Veleiro AF Chapman




Também eu trago a saudade
nos sentidos


se dissesse que não
era mentira


Também eu perdi um cão
casas
rios


Mas hoje
tenho mulher
amigos
e uma saudade mais real
é que me inspira


["Também Eu Trago a Saudade" em "Novos Poemas Quotidianos" (1959), António Reis (1927-1991)]

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Praia Grande, Sintra



A Praia Grande é uma praia do concelho de Sintra, integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais. Conforme o nome indica tem um areal relativamente extenso. Normalmente tem uma forte ondulação com óptimas condições para a prática do surf e do bodyboard. Nesta praia, todos os anos, disputam-se diversas provas de desportos náuticos, entre eles o campeonato mundial de bodyboard.

Possui uma piscina oceânica no extremo norte integrada num complexo hoteleiro, enquanto que a sul existem vestígios de pegadas de dinossauros do período cretácico com cerca de 110 a 115 milhões de anos. As pegadas encontram-se marcadas na escarpa sul da arriba que se caracteriza por grandes blocos xistosos, perpendiculares à linha de mar - um total 66 pegadas, das quais 51 distribuídas por 11 rastos, parecendo as restantes estar isoladas. 0s rastos parecem ter sido feitos por animais bípedes.

Em 1973 nós estávamos a morar em Massamá (na altura havia um núcleo central e quintas a toda a volta, que diferença para a "versão" actual), éramos servidos por carreiras de autocarros e entre eles havia uma carreira da Companhia Sintra-Atlântico com origem nas Azenhas do Mar e destino Lisboa.  Aproveitando essa carreira no verão de 1973 eu e o meu irmão passamos férias no complexo das piscinas da Praia Grande, compramos acessos para 15 dias com desconto de quantidade, assim, de manhã cedo apanhávamos a camioneta com destino à Praia Grande e retornávamos na última carreira às 18h30m. Era um porta a porta muito cómodo em que se aproveitava para dormir um pouco em cada sentido.
De manhã ao chegar à piscina ainda a estavam a encher com a água do mar, as manhãs na piscina e praia começavam tarde devido à sombra provocada pelo complexo e monte ao longo da praia, por este motivo ainda esperávamos algum tempo até ao primeiro mergulho do dia.
Passávamos dias inteiros na piscina com aluguer de cadeira para os banhos de sol, sempre que queríamos tínhamos acesso ao café/restaurante no 1.º andar do complexo para comidas e bebidas.
Foram talvez os 15 dias mais descansados de férias que tive.
Depois destas férias ainda fui umas dezenas de vezes a esta piscina algumas delas já com a minha filha, que bom mergulhar nas águas quentes da piscina dos mais pequenos.

Em Março de 2014 fiquei muito impressionado com a violência da tempestade que se abateu sobre a Praia Grande, o mar a galgar a terra, a altura das ondas ao nível do telhado do bloco de apartamentos situado na marginal da praia, a marginal parecia um rio a correr em direcção ao mar. Impressionante e que nos deve deixar a todos muito atentos para o futuro.


PISCINA OCEÂNICA, é uma das maiores piscinas de água salgada da Europa, é dentro do mar e o seu comprimento é de 100 metros! É constituída por dois planos de água, um para crianças, com uma profundidade até 0,65 metros e outro para adultos, com uma profundidade compreendida entre os 0,80 metros e os 3,95 metros. A temperatura média da água situa-se entre os 19ºC e os 24ºC, sendo que a água vem directamente do mar. A plataforma de saltos tem 2 pranchas, cada uma a 3,10 metros de altura.
Encontrasse em regime de livre trânsito, permitindo assim a livre circulação, tanto dentro como fora da área do hotel. Todos os anos abre em meados de Maio.

ARRIBAS SINTRA HOTEL ***, a piscina oceânica faz parte do complexo deste hotel que se classifica com o "O Hotel mais ocidental da Europa", com o slogan "Sobre o MAR. Uma experiência única!". Veja o vídeo aqui. 

VERT MAGAZINE, o crowd é garantido pela Praia Grande, mas as ondas também. Na água, o nível é sempre dos mais altos ou não servissem as suas ondas de palco de treinos aos melhores bodyboarders da Grande Lisboa, Cascais e Carcavelos.
  • Tipo de onda: Tubular e com força acima da média.
  • Picos usuais: Canto do morto, esquerda da Galé, direita e esquerda do hotel (a meio da praia) e direita da piscina.
  • Melhor swell: Oeste, mas também funciona com swell de sul.
  • Melhor vento: Leste, mas o sul também dá.
  • Tamanho: No verão a média é 1m com muitos dias de 1,5m. No máximo pode dar entre 2,5 a 4 metros em alguns picos como, por exemplo, a esquerda do morto, com condições ideais e muito sol.
FOTOS, as fotos publicadas foram obtidas em várias proveniências via internet: wikipédia, C. M. Sintra, riodasmacas.blogspot.com, restosdecoleccao.blogspot.pt, playocean.net, portugalfotografiaaerea.blogspot.com, Vert Magazine.


 



A praia em ambiente de prova desportiva.


























Escarpa sul, blocos xistosos, perpendiculares ao mar
Pegadas







 

 






 

Complexo da Piscina da Praia Grande

 


 

A tempestade em Março de 2014



O mar a galgar terra até à marginal.

Ondas contra a parede da marginal com altura do bloco de apartamentos.

 

Companhia Sintra-Atlântico

 









 

 








Ao contrário da ideia assente
A palavra não é criadora de um mundo;
O homem fala como o cão ladra
Para exprimir raiva, ou medo.


O prazer é silencioso,
Tal como o é o estado de felicidade.


["O Prazer é Silencioso" em  "A Possibilidade de uma Ilha" (2005), Michel Houellebecq (1958)]