quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Edições e Reedições musicais



Na sequência do meu blog anterior e da pesquisa efectuada sobre o álbum do Phil Collins – Face Value, verifiquei que a indústria musical tem evoluído bastante no aspecto de adaptação às novas formas de distribuição do produto música.

O cantor em 2011 com 64 anos de idade, anunciou sua "reforma". Para a decisão talvez tenha contribuído uma lesão de 2009 nas vértebras na parte superior do pescoço que afectou a sua mão esquerda, o que significa que ele não pode tocar novamente sem aprender uma técnica completamente nova, além de anteriores problemas de saúde relacionados com a audição.
Em Maio de 2015 a "Warner Music" chegou a acordo com o cantor para reedição dos seus álbuns a solo e alguns materiais inéditos para os fãs, relançando desta forma a obra do cantor, também será a primeira vez que suas canções solo estarão numa mesma gravadora/editora no mundo ($$$).

No caso deste álbum "Face Value", a primeira edição foi em vinil, mais tarde houve uma reedição em CD, uma reedição “Deluxe Edition” em CD - habitual na indústria em que à edição normal se junta mais documentação, fotos, nova remasterização, novas faixas bónus da altura e não incluídas na edição normal, faixas ao vivo, só não explorei a vertente do MP3 (ITunes e outras plataformas).

Mas o que desplotou este pequeno texto foi a criatividade e talvez a honestidade de na “Deluxe Edition 2016” da obra do Phil Collins, para além de tudo o que foi dito atrás foram utilizadas fotos de 2016 do cantor no mesmo enquadramento dos álbuns originais, senti-me “muito velho” ao analisar esta evolução.

Nos últimos anos estamos a assistir ao retorno das edições em vinil de álbuns cuja primeira edição já foi no formato CD, é uma indústria “circular” …


Phil Collins - Not Dead Yet, em 2018 e na sequência do lançamento do seu livro de memórias "Not Dead Yet", fez uma tourneé na América do Norte de 15 espectáculos com o nome "Not Dead Yet! Live". Estes concertos em número limitado foram efectuados durante o mês de Outubro de 2018, contou com Phil Collins acompanhado pelo guitarrista de longa data Daryl Stuermer, o teclista Brad Cole, o baixista Leland Sklar, o percussionista Luis Conte e seu filho de 16 anos Nicolas na bateria mais uma secção de metais e cantores de apoio. Estes concertos continuam a acontecer agora numa escala mundial.


PHIL COLLINS - DELUXE EDITION 2016 (os primeiros 5 álbuns)



Face Value

1981 / 2016








Hello, I Must Be Going!

1982 / 2016






No Jacket Required

1985 / 2016







…But Seriously

1989 / 2016








Both Sides

1993 / 2016











Transformation / Transformação (Phil Collins)

"...
Vem comigo, eu levo-te lá
Para um lugar onde tu vais ver
Tudo aquilo que precisas de ser
Aquele que tu precisas de ser
E todas aquelas coisas que tu temias
Desaparecerão de ti com o tempo
..."


Sem comentários:

Enviar um comentário